• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Sondagem: MpD volta a ganhar legislativas, mas perde maioria absoluta
Política

Sondagem: MpD volta a ganhar legislativas, mas perde maioria absoluta

Se as eleições fossem hoje o MpD ganharia outra vez, mas sem maioria absoluta. Assim diz uma sondagem da Pitagórica, a que Santiago Magazine teve acesso, e que revela um crescimento de abstencionistas e queda da oposição. Há muito mais nesta sondagem que traz outras conclusões surpreendentes.

Uma sondagem realizada pela empresa Pitagórica, entre 11 Junho e 2 de Julho, revela que se as eleições fossem hoje o MpD voltaria a vencer, mas sem ultrapassar a barreira dos 50% da maioria absoluta. Se em 2016 o partido liderado por Ulisses Correia e Silva ganhou com 57,3% dos votos (maioria absoluta), na presente sondagem aparece um pouco abaixo, com 46,7% das intenções de votos incluindo indecisos.

Democracia

De acordo com a sondagem da Pitagórica, o MpD ganharia as legislativas, caso fossem realizadas hoje, com 46,7% dos votos. O PAICV, apesar de subir alguns pontos percentuais, ficaria com 38%. Também cresce as intenções de voto na UCID, que já convence 5% do eleitorado nacional.

O MpD goza de maior aceitação em Santiago Norte (47%), Boa Vista (44%) e Fogo (42%), mas menos destacado em São Vicente, onde apenas 28% pensa votar no partido ventoinha. O PAICV, por sua vez, está melhor em Santiago Sul (36% contra 44% a favor do MpD), mas mal avaliado pelo eleitorado do Sal (26%). A UCID, sem surpresa, consegue obter 15% do eleitorado de São Vicente, mas em Santiago Norte não chega a 1%.

Os dois maiores partidos de Cabo Verde estão piores cotados na ilha da Brava, com o MpD a ficar com 26% e o PAICV a quedar-se pelos 25%. Nota: o MpD ganharia as eleições em todas as ilhas, à excepção do Maio, onde o PAICV obteria 42,3% dos votos, contra 40% do partido de Ulisses.

Outro dado a reter é que a maioria das pessoas que votam MpD (44%) é da classe mais baixa (D), enquanto o partido de Janira Hopffer Almada ganha nas intenções de voto junto da classe média (C1), e divide o eleitorado com o MpD na classe mais instruída (A/B), ambos com 38%. 

Mais: 12,7% do país está indeciso, pensa votar em branco ou se abstém, o que denota um crescimento significativo de cabo-verdianos sem qualquer simpatia por qualquer um dos principais partidos em Cabo Verde.

Governação

Segundo a sondagem da Pitagórica, a maioria dos cabo-verdianos está satisfeita com a governação do MpD (63%), sendo que 59% considera a actuação do executivo liderado por Ulisses Correia e Silva como boa e 4% a interpreta como muito boa. Entretanto, 37% dos entrevistados dão nora negativa ao actual governo. A ilha da Boa Vista é a que mais desaprova o Governo (apenas 40% dá nota positiva), enquanto Fogo está no extremo oposto com 73% dos entrevistados a mostrarem-se satisfeitos com administração do Estado pelo MpD.

Apesar de 61% das mulheres aprovarem o Governo, 37% dão nota negativa, muito mais que os homens, que são o género mais apoiante do Governo do MpD. Também aqui, são as classes sociais mais baixas que aprovam o executivo liderado por Ulisses (66%).

Analisando os dados, nota-se que Cabo verde mantém-se um país optimista: 66% acredita que o país estará melhor no próximo ano, com Brava (86%), Maio (78%), São Nicolau (78%) e Santiago sul (75%) os mais positivos em relação ao futuro do país.

À pergunta “na sua opinião como o anterior Governo deixou a situação financeira do país”, 43% considera ter sido negativa (30% acha que foi má e 13% considera muito má a governação de José Maria Neves). São Vicente (51%), Boa Vista (63%) e Brava (53%) são as ilhas que mais desaprovam o anterior Governo. 60% dos entrevistados em Santo Antão consideram razoável a actuação de JMN.

TACV

Mais de metade do país (63%) culpa o Governo anterior pela situação financeira da TACV.

Primeiro-ministro

A sondagem da Pitagórica conclui que 51% dos cabo-verdianos confiam no primeiro-ministro (34% dão “Alguma confiança”, 15% dão “Muita confiança” e 2% “Confiam totalmente” em Ulisses Correia e Silva). Os homens, mais velhos e classe média são os que depositam confiança no chefe do Governo. Fogo e Brava são as ilhas onde mais pessoas confiam no primeiro-ministro.

Oposição

Mais de metade dos cabo-verdianos (61%) não confia em Janira Hopffer Almada e 68% não acredita no líder da UCID, António Monteiro (mais de 90% dos eleitores da Brava não confiam nesse político, que está melhor cotado em São Vicente). As mulheres e os mais velhos são os que melhor avaliam Janira Hopffer Almada. Ainda assim, a maioria dos cabo-verdianos (55%) acham razoável o desempenho da líder do maior partido da oposição e 40% acha que ela cdeve continuar como presidente do PAICV.

JHA está no primeiro lugar para suceder a si mesma na liderança dos tambarinas (43%), mas vale destacar que Aristides Lima surge em segundo lugar (36%), acima de Felisberto Vieira (24%) e Cristina Fontes Lima (18%). Janira é preferida para continuar a presidir o PAICV na maioria das ilhas, menos Sal, Boa Vista e São Nicolau, onde Aristides Lima é o candidato melhor referenciado para voltar a comandar os destinos do PAICV nos próximos tempos.

Autarquias

Em 18 dos 22 Concelhos avaliados do país, a performance do Presidente da Câmara é positiva, com os Municípios de S. Domingos e Praia a destacarem-se como o saldo da avaliação mais elevado (avaliações positivas – avaliações negativas=61%). Pela negativa, destacam-se os Municípios de Tarrafal, Boavista, S. Vicente e Ribeira Grande de santiago. Quando comparado o actual mandato dos Presidentes das Câmaras de Cabo Verde com o anterior, a maioria das autarquias registam médias de avaliação positivas (15 em 22), com destaque para São Domingos (média de 3,0, numa escala de 1 a 4, em que 1 é muito pior que no mandato anterior e 4 é melhor que no mandato anterior). Por contrário, os Municípios de Ribeira Brava e Ribeira Grande de Santiago são os que estão piores cotados.

 

Ficha Técnica

A amostra total obtida é de 4940 indivíduos entrevistados. Este valor, segundo a Pitagórica, traduz um grau de confiança de 95,5%, com uma margem de erro de ± 1,42%. A recolha da informação foi da responsabilidade da Pitagórica. A amostra foi recolhida entre os dias 11 de Junho a 2 de Julho de 2018.

Fonte: Económico Cabo Verde

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine