O Presidente da República José Maria Neves entregou hoje, na cidade da Praia, insígnias da condecoração às Forças Armadas, destacando a sua importância histórica e actual na construção de um Cabo Verde livre, soberano e unido.
Durante o seu discurso, o Chefe de Estado ressaltou que as Forças Armadas não apenas desempenharam um papel fundamental na luta pela independência, mas continuam a ser um símbolo de coesão nacional, com um compromisso constante com os valores da liberdade, da democracia e do Estado de Direito.
“As Forças Armadas têm sido uma referência de luta pela afirmação de Cabo Verde enquanto Estado Soberano. As Forças Armadas têm sido uma referência na afirmação de Cabo Verde no mundo. As Forças Armadas têm sido uma referência de formação de cidadãos cabo-verdianos comprometidos com os valores mais sagrados porque lutaram aqueles que contribuíram pela independência nacional”, afirmou.
“Mas também as Forças Armadas têm contribuído para uma forte unidade nacional”, reforçou José Maria Neves frisando que as Forças Armadas têm sido uma escola de coesão nacional e uma escola de formação de jovens.
Em sua fala, o Chefe de Estado cabo-verdiano lembrou que muitas vidas foram perdidas por jovens cabo-verdianos que, ao longo da história, se entregaram à causa da independência, permitindo que o país pudesse erguer-se com dignidade e liberdade.
O Presidente da República destacou a importância da preservação dos valores que garantem a unidade e a paz social, apelando à reflexão e à acção para enfrentar os desafios actuais.
No contexto das comemorações dos 50 anos da independência, José Maria Neves destacou a relevância de fortalecer o espírito patriótico e a união nacional, seguindo o exemplo das Forças Armadas.
Por seu lado, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, contra-almirante António Duarte Monteiro, na sua intervenção, expressou profundo agradecimento ao Presidente da República pela confiança e reconhecimento transmitidos através das condecorações.
"Estas condecorações transcendem a dimensão de simples insígnias. Elas representam o mais elevado reconhecimento do compromisso, do sacrifício e determinação, com que cada um de nós honra o juramento de servir à Pátria", afirmou.
António Duarte Monteiro ressaltou ainda a responsabilidade de continuar a elevar os padrões de serviço e a honrar a confiança do povo cabo-verdiano.
Aproveitou a ocasião para prestar homenagem aos pioneiros das Forças Armadas, destacando a sua coragem, patriotismo e os valores transmitidos ao longo das décadas.
Por fim, António Duarte Monteiro dirigiu uma mensagem à juventude militar, símbolo do futuro das Forças Armadas, destacando que são eles a nova geração de militares que continuarão o legado dos pioneiros e contribuirão para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.
Comentários