Coordenador da UASE, Sandeney Fernandes, sob investigação do MP por indícios de corrupção
Em Foco

Coordenador da UASE, Sandeney Fernandes, sob investigação do MP por indícios de corrupção

O coordenador da Unidade de Acompanhamento do Sector Empresarial do Estado (UASE), Sandeney Fernandes, está a ser investigado pelo Ministério Público (MP), por indícios de prática de corrupção no exercício do cargo.

Fontes próximas do Ministério das Finanças, tutela da UASE, confidenciaram ao Santiago Magazine que Sandeney Fernandes, enquanto coordenador da UASE, terá adquirido ações da Caixa Económica de Cabo Verde (CECV), um ato considerado lesivo do interesse público, porquanto configura a priorização do seu interesse pessoal em detrimento do interesse de terceiros, pois com este ato terá assumido o duplo papel de vendedor e comprador.

Na passada sexta-feira, 23 de maio, a sede da UASE, no Plateau, foi objeto de buscas do Ministério Público, bem como a residência do coordenador, Sandeney Fernandes, onde alguns equipamentos de trabalho terão sido apreendidos pelas autoridades policiais e judiciais.

As buscas do MP, a crer nas nossas fontes, acontecem na sequência das constatações relatadas pela Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários (AGMVM), que no exercício da sua função de reguladora do funcionamento dos mercados de valores, terá detatado o “negócio” do Fernandes e encaminhado o respetivo relatório para o Ministério Público.

Com as buscas do MP, Sandeney Fernandes, que também é administrador único da NewCo, uma empresa que gere os passivos da TACV, - recorde-se que a sua esposa Nádia Teixeira é administradora executiva dessa companhia aérea - terá pedido a demissão do cargo, mas, asseguram as nossas fontes, o Ministro das Finanças, Olavo Correia, ainda não deferiu o pedido.

Segundo um jurista contactado por Santiago Magazine, a aquisição das ações da CECV pelo coordenador da UASE pode ser considerado negócio consigo mesmo enquanto agente público responsável pela gestão do processo, o que configura num conflito de interesses, com possíveis implicações de ilegalidade e quebra de dever ético.  “Ao atuar como decisor público e parte interessada no negócio, o seu comportamento gera naturalmente favorecimento e uso indevido da função que exerce para obter benefício próprio”, concluiu.

Sandeney Fernandes, quando contactado por este diário digital, disse que não quer falar sobre este assunto, por estar sob investigação das autoridades judiciais. 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Terra, 28 de Mai de 2025

      Anada vai ser feito somos MPD Oscar santos Polo Rocha etc, dia no cometa abre odjo/

      Responder


    • Djy Kabessa, Julio Mendes de Carvalho, 28 de Mai de 2025

      O gajo é residente de Vila Nova e sao todos iguais. Mas eu sou diferente e é por isso estou solteiro e nâo dadju nas mulheres. Estou cá, estou ki!

      Responder


    • Manuel Miranda, 28 de Mai de 2025

      Ora de bai ê maguadu . O cofre vai ficar limpinho, limpinho. A máfia do colarinho branco em teia gigante, fazendo dupla mariposa.

      Responder


    • Araujo Araujo, 27 de Mai de 2025

      Por isso que já tem avion, só.....

      Responder


    • João Mendes, 27 de Mai de 2025

      Verdade! Esse Sandeney Fernandes nunca coordenou nada. É um chico esperto catapultado para um cargo para o qual não tem arcaboiço. Agora compreende-se como é que essa tal Nádia Teixeira apareceu como administradora executiva da TACV. É mulher de um indivíduo, que gere passivos da TACV e ao mesmo tempo tutela a TACV através da UASE. Chama-se a isto, banditismo em alto grau. O Ministério das Finanças tornou-se num lugar de cunhas, compadrios, esquemas, nepotismo.

      Responder


    • jorge lopes, 27 de Mai de 2025

      Esse Sandeney Fernandes é um canalha da pior espécie. Um verdadeiro filho da puta que nunca está disponível para o trabalho para o qual foi pago. Vive de encher o peito como “coordenador”, mas não passa de mais um parasita instalado no aparelho do Estado.

      • jorge lopes, 27 de Mai de 2025

        Não faço ideia do que levou o Olavo Correia a estar agora a esfolá-lo vivo, mas uma coisa é certa: já vem tarde. O tipo devia era estar a responder por anos de negligência e compadrio com interesses escuros.
      • jorge lopes, 27 de Mai de 2025

        Se isto é o início da caça às bruxas, então vamos até ao fim: que tal irmos também atrás do irmão do Olavinho, que todos sabem que é testa de ferro dos "negócios milionários digitais"? O polvo já meteu os tentáculos em tudo.
      • jorge lopes, 27 de Mai de 2025

        E já agora, porque é que ninguém fala da formação do gangue financeiro com o Nuno Gomes da UGPE e o Guevara Cruz do Banco Mundial? Tudo gente que aparece nas capas como tecnocratas, mas por trás alinham no mesmo jogo sujo.
      • jorge lopes, 27 de Mai de 2025

        Isto não é só corrupção. É saque institucionalizado. Já chega de fingir que são apenas “desvios administrativos”. Estamos a falar de um sistema montado para beneficiar uma elite familiar, disfarçada de gestores públicos.
      • jorge lopes, 27 de Mai de 2025

        Olavo quer fazer de conta que está a limpar a casa? Muito bem, vamos detonar esta m#. Comece pelo sótão: ponha o irmão a explicar os fluxos de dinheiro nos negócios digitais. Ou também vamos fingir que a bolha de “inovação” que apareceu de repente é só coincidência?
      • jorge lopes, 27 de Mai de 2025

        Nuno Gomes da UGPE, mestre da cortina de fumo financeira. Sempre sorridente, sempre evasivo. Como é que um tipo com tão pouca transparência se mantém à frente da gestão de milhões vindos do exterior?
      • jorge lopes, 27 de Mai de 2025

        Guevara Cruz, por sua vez, faz de conta que está no Banco Mundial para supervisionar o uso dos fundos, mas na prática funciona como uma válvula de escape para os esquemas montados cá dentro. A conivência tem selo institucional.
      • jorge lopes, 27 de Mai de 2025

        Não estamos perante indivíduos ingénuos apanhados numa teia. Isto é uma rede montada com propósito, com método, com cúmplices nos lugares certos. E o povo que se lixe com discursos sobre “governança” e “accountability”.
      • jorge lopes, 27 de Mai de 2025

        Se o Ministério Público tem coragem de ir atrás do Sandeney, então que vá até ao fim! Porque se o Sandeney cai, muita gente cai comigo. Isto é merda no ventilador! Não venham com "indícios" quando o país inteiro já sabe do esquema. Se é para fazer justiça, que se investigue tudo: contratos, conluios, os irmãos e os amigos do poder. Ou há justiça para todos, ou isto não passa de teatro barato.

      Responder


    • Bento Gonçalves, 27 de Mai de 2025

      Interessante que o Ministro das Finanças perdoou milhoões de contos a empresas (quando nenhum código tributário ou lei preveem isso) e foi considerado normal pelo PGR e este gajo ali fez algo que nem chega a metade do que Montenegro fez e está ser investigado. é caso para dizer. quem brinca com fogo, queima.

      Responder


    • Jose diMaria, 27 de Mai de 2025

      mininu di olavo nao podia ser melhor...da esposa e nao meu.

      Responder


    • Octavio Vieira Moniz, 27 de Mai de 2025

      Se não soube, perdão; caso contrário, cadeia.

      Responder


    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.