O jovem empreendedor saonicolauense José Cruz mostrou-se hoje “frustrado e desanimado” com a possibilidade de perder todo o seu investimento devido a falta de ligações marítimas diretas entre a cidade da Praia e São Nicolau.
Conforme contou o jovem à Inforpress, em 2021 deixou a ilha do Sal, onde trabalhava no sector do turismo, para regressar e investir na sua ilha natal, São Nicolau, no sector da avicultura.
Desde o dia 01 de Julho, detalhou, tem uma encomenda na cidade da Praia de mais de 350 frangas que não consegue trazer para a ilha de São Nicolau, devido a falta de ligações marítimas directas entre a capital do país e a ilha.
Segundo o mesmo, a possibilidade de transportar as frangas na rota Praia-Boa Vista-Sal e depois São Nicolau é inviável, pois a longa duração da viagem resultaria na morte da maioria das aves.
José Cruz considerou que a impossibilidade de receber as frangas está a afetar não só o seu planeamento de produção, mas também a causar “um prejuízo enorme”, tendo em conta que também já fez um investimento de mais de 200 mil escudos em ração.
O mesmo destacou ainda que o transporte via aérea “é complicado”, porque as frangas são transportadas em jaulas, que no total são 23, o que representa um grande volume, mas também devido ao tamanho das mesmas.
“Hoje recebi um ultimato da empresa na cidade da Praia que tenho que levantar as frangas, contudo, dos diversos contactos que já efectuei não há uma alternativa de como fazer chegar as frangas à ilha de São Nicolau de forma direta, o que é frustrante, pois é um grande investimento que estou em risco de perder”, lamentou o jovem, visivelmente abalado.
Diante desta situação, segundo José Cruz, não resta outra alternativa senão “abandonar o investimento, criado em 2021, e procurar oportunidades noutro local, que não seja São Nicolau”.
José Cruz realçou ainda que está “cada vez mais dificil” ser empreendedor/empresário na ilha de São Nicolau, o que segundo o mesmo está a ter reflexo nos jovens que cada dia mais estão a deixar a ilha por falta de oportunidades.
Cruz é proprietário da empresa Aviário-SN, criado em 2021 juntamente com o irmão na zona de Carvoeiros, município da Ribeira Brava, que aposta na criação de um aviário para driblar a crise e promover o autoemprego, no seu regressou a São Nicolau depois de um tempo a viver na ilha do Sal.
Actualmente, a empresa é responsável por fornecer ovos a diversos estabelecimentos comerciais da ilha de São Nicolau.
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine