Cabo Verde iniciou a sua participação no Mundial World Aquatics em Singapura, nesta segunda-feira, com o objectivo de alcançar recordes pessoais e ganhar experiência internacional ao alto nível.
De acordo com o secretário da Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN), Enrique Alhinho, o país está representado por quatros nadadores, Kaila da Cruz (100 e 50 metros costas), Jayla Pina (100 e 50 metros bruços), José Taty (50 metros costas e 50 metros livres) e Roan Shearer (100 e 200 metros livres).
Kaila da Cruz, de apenas 14 anos, foi a primeira a entrar na piscina, nos 100 metros costas, onde registou o tempo de 1:09.06, batendo o seu recorde pessoal.
Minutos depois, Jayla Pina competiu nos 100 metros bruços, com o tempo de 1:14.00 que, segundo Enrique Alhinho, ficou muito próxima do seu melhor tempo, demonstrando “consistência e bom nível competitivo”.
O nadador Roan Shearer, que devia competir nos 100 metros livres, não conseguiu embarcar a tempo devido ao cancelamento do seu voo nos Estados Unidos.
“Infelizmente, só chegou no próprio dia e hora da prova, quando ainda estava no aeroporto. Ele entra amanhã na piscina”, explicou o responsável da FECAN.
José Taty, atleta olímpico, tal como Jayla Pina, tem estreia marcada para os próximos dias.
Kaila da Cruz volta a competir esta quarta-feira, nos 50 metros costas, com o objectivo de superar o nacional que vigora há dois anos, fixado em Fukuoka (Japão).
“O objectivo principal no Mundial é bater recordes pessoais”, destacou Enrique Alhinho.
Para tal, o foco da selecção nacional está no desenvolvimento e aprendizagem visto que é uma oportunidade para os atletas estarem em contacto directo com o topo mundial da natação.
Cabo Verde continua em competição até 03 de Agosto, com restantes provas a decorrer ao longo da semana, sempre com foco na superação individual.
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine