Cabo Verde aposta em recordes pessoais no Mundial World Aquatics com quatro atletas em estreia
Desporto

Cabo Verde aposta em recordes pessoais no Mundial World Aquatics com quatro atletas em estreia

Cabo Verde iniciou a sua participação no Mundial World Aquatics em Singapura, nesta segunda-feira, com o objectivo de alcançar recordes pessoais e ganhar experiência internacional ao alto nível.

De acordo com o secretário da Federação Cabo-verdiana de Natação (FECAN), Enrique Alhinho, o país está representado por quatros nadadores, Kaila da Cruz (100 e 50 metros costas), Jayla Pina (100 e 50 metros bruços), José Taty (50 metros costas e 50 metros livres) e Roan Shearer (100 e 200 metros livres).

Kaila da Cruz, de apenas 14 anos, foi a primeira a entrar na piscina, nos 100 metros costas, onde registou o tempo de 1:09.06, batendo o seu recorde pessoal.

Minutos depois, Jayla Pina competiu nos 100 metros bruços, com o tempo de 1:14.00 que, segundo Enrique Alhinho, ficou muito próxima do seu melhor tempo, demonstrando “consistência e bom nível competitivo”.

O nadador Roan Shearer, que devia competir nos 100 metros livres, não conseguiu embarcar a tempo devido ao cancelamento do seu voo nos Estados Unidos.

“Infelizmente, só chegou no próprio dia e hora da prova, quando ainda estava no aeroporto. Ele entra amanhã na piscina”, explicou o responsável da FECAN.

José Taty, atleta olímpico, tal como Jayla Pina, tem estreia marcada para os próximos dias.

Kaila da Cruz volta a competir esta quarta-feira, nos 50 metros costas, com o objectivo de superar o nacional que vigora há dois anos, fixado em Fukuoka (Japão).

“O objectivo principal no Mundial é bater recordes pessoais”, destacou Enrique Alhinho.

Para tal, o foco da selecção nacional está no desenvolvimento e aprendizagem visto que é uma oportunidade para os atletas estarem em contacto directo com o topo mundial da natação.

Cabo Verde continua em competição até 03 de Agosto, com restantes provas a decorrer ao longo da semana, sempre com foco na superação individual.

Partilhe esta notícia