BCV estende Programa de Assistência de Emergência a Santiago Norte após danos provocados pelas chuvas
Economia

BCV estende Programa de Assistência de Emergência a Santiago Norte após danos provocados pelas chuvas

O Banco de Cabo Verde (BCV) decidiu estender o Programa de Assistência de Emergência (PAE) à região de Santiago Norte, em resposta aos estragos causados pelas chuvas torrenciais de 13 de Novembro, anunciou hoje a instituição.

O banco central explicou ainda, em nota de imprensa, que o PAE foi criado em Agosto de 2025, na sequência da tempestade Erin e visa estimular a concessão de crédito, em condições especiais, às famílias, empresas e outras entidades severamente afectadas por eventos climáticos extremos.

O BCV informou que, até agora, o programa abrangia as ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau, passando agora a incluir igualmente os municípios de Santiago Norte.

A decisão, adiantou a mesma fonte, foi tomada pelo conselho de administração do BCV, reunido em sessão ordinária a 20 de Novembro, que considerou os “significativos prejuízos materiais” registados na região, justificando a continuidade e o alargamento do mecanismo de estímulo monetário de apoio a situações de emergência.

Ainda, conforme o documento, o Banco Central disponibiliza no âmbito do PAE, uma linha de financiamento até 10 mil milhões de escudos, com taxa de juro de 0,75% e maturidade até cinco anos, operacionalizada através da subscrição, pelas instituições financeiras aderentes, de instrumentos emitidos pelo BCV.

A instituição reforça que os eventos associados às alterações climáticas constituem riscos crescentes para o sistema financeiro e podem influenciar a condução da política monetária, razão pela qual o BCV tem vindo a integrar a dimensão climática nas suas missões de estabilidade financeira e de política monetária.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.