Governo propõe mudar nome do estádio nacional para “Estádio Pelé”   
Desporto

Governo propõe mudar nome do estádio nacional para “Estádio Pelé”  

Anúncio foi feito pelo próprio primeiro-ministro, através de um post publicado esta manhã na sua página oficial na rede social Facebook. A proposta já foi enviada à aprovação da FIFA.

A intenção do chefe do Governo em mudar o nome do estádio Nacional, em Monte Vaca, Achada São Filipe, na Praia, para Estádio Pelé, segue o repto lançado pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, segunda-feira, 2, durante as exéquias daquele que foi para a esmagadora maioria dos humanos o “Rei do futebol”, o mais galático jogador do desporto-rei em toda a sua história.

E JUlisses Correia e Silva faz questão de referir a este aspecto galático do brasileiro Edson Arantes do Nascimento, o eterno Pelé. “E com o desaparecimento físico de Edson Arantes de Nascimento, O Rei Pelé, nascido cidadão brasileiro, ele que cedo se transformou numa figura planetária, ícone de massas demonstrando que o Desporto tem o poder de unir o mundo, agora é nosso desejo homenagear-lhe. Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e todo resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações”, observou o PM, justificando a vontade de nomear o maior estádio do país de 'Estádio Pelé'.        

“Cabo Verde e Brasil têm uma história e cultura que andam de mãos dadas, considerando que são dois países irmãos, ligados pela língua e por identidades muito similares”. E assim, acrescenta UCS, “como homenagem e reconhecimento a esta figura que nos engrandece a todos, manifesto a intenção de nomear o nosso estádio nacional, como ‘Estádio Pelé’, numa iniciativa ao qual, acredito, que vários países pelo mundo nos acompanhará”.

“Já comunicamos à FIFA a nossa intenção, por ter sido essa instituição a lançar o repto e almejamos poder concretizar brevemente este ato simbólico”, informa.

 

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.