
O cabo-verdiano Fredilson Semedo, natural do concelho de São Salvador do Mundo, interior da ilha de Santiago, residente em Portugal, quer apresentar o seu primeiro livro de poesias, intitulado “Versos do Atlântico Insular”, também em Cabo Verde.
De acordo com o autor, antes de ir a Cabo Verde já teve a oportunidade de fazer essa apresentação em Lisboa, no dia 22 de Setembro, que teve lugar nas instalações da Associação Cabo-verdiana de Lisboa (ACV) e esteve a cargo de José Luís Hopffer Almada, Florizandra Delgado Barros e Carlos Sena Júnior, tendo como convidado especial, Paul Kalambay.
Conforme Fredilson Semedo, que se auto-intitula “o poeta das ilhas”, a próxima apresentação da obra está marcada para Outubro, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
“Quero ir apresentar também em Cabo Verde, nomeadamente nos Picos [onde é natural], na Universidade de Cabo Verde e na Universidade de Santiago [Santa Catarina]”, indicou, sem ainda ter uma data para tal.
“Relativamente ao título do livro ‘Versos do Atlântico Insular’ é, do ponto de vista objectivo, uma referência clara a Cabo-Verde que é um arquipélago constituída por dez ilhas localizadas no Oceano Atlântico, sendo que uma é desabitada. Logo, o título deste livro poderia ser Versos de Cabo-Verde”, explicou.
O autor indicou que o livro é composto por 142 páginas onde se encontram 125 poemas que falam sobre diversos temas “subjectivos e comuns” da vida, tais como a liberdade, o amor, a saudade e a metafísica da condição humana.
“Estes poemas também são palavras de motivação, de encorajamento e de persistência dirigidas ao outro que sente, que pensa e que sonha com o mundo”, disse Fredilson Semedo que foi escolhido com o poema “Bulimundo” para fazer parte da Antologia de Poesia Portuguesa “Entre o Sono e o Sonho – Vol. XV”, que não está incluído nesta sua primeira obra.
Fredilson José Monteiro Semedo é jurista, a trabalhar actualmente no sector bancário, tendo concluído a licenciatura em Direito e pós-graduação em Ciência da Legislação e Legística na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
O autor frequentou a pós-graduação em Contencioso Administrativo e Tributário no Instituto de Ciência Jurídico-Políticas na mesma faculdade, mas também foi atleta, dirigente estudantil e, em 2020, foi distinguido como um dos 100 jovens mais influentes da lusofonia.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários