Nova moeda alusiva aos 50 anos da independência entra hoje em circulação
Economia

Nova moeda alusiva aos 50 anos da independência entra hoje em circulação

A nova moeda de 200 escudos alusiva aos 50 anos da independência de Cabo Verde, começa a circular hoje e está disponível em três versões - normal, dourada e prateada, anunciou o banco central.

"A moeda comemorativa com o valor facial de 200 escudos, alusiva aos 50 anos da independência nacional, é um marco de elevado simbolismo, em que o país celebra a resiliência do seu povo, que, com coragem, determinação e orgulho, construiu uma nação soberana, democrática e estável", afirmou o Banco de Cabo Verde (BCV) em comunicado.

A moeda estará disponível em três versões: acabamento normal em cuproníquel (10 gramas, 28 milímetros, limite de 5.000 unidades), acabamento especial brilhante não circulada em ouro nórdico (14,7 gramas, 33 milímetros, 1.000 unidades) e prova numismática em prata (13,5 gramas, 33 milímetros 1.500 unidades).

No anverso destacam-se o mapa do arquipélago, simbolizando a unidade territorial e diversidade das ilhas, e a bandeira nacional com cores e estrelas representativas das 10 ilhas, complementadas pelas inscrições "liberdade, democracia e solidariedade", "50 anos" e "1975-2025".

No reverso, a moeda exibe a combinação dos símbolos da República e o valor facial, integrado com palmas que evocam a trajetória histórica e a resiliência do povo cabo-verdiano, reforçando a identidade nacional e os valores da República, como o Estado de direito, a democracia e a prosperidade, é referido na nota.

A moeda pode ser adquirida no Banco de Cabo Verde e junto dos agentes numismáticos, sendo a distribuição ao público efetuada através das instituições de crédito.

A moeda de 200 escudos junta-se agora às de um, cinco, 10, 20, 50 e 100 escudos (0,009, 0,045, 0,09, 0,18, 0,45 e 0,91 euros, respetivamente) que já circulam no país.

C/Lusa

 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.