O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica prevê “a persistência de condições adversas, com impactos negativos nas actividades económicas e no bem-estar social”, alertando a população para o perigo de respirar a poeira provocxada pela bruma seca devido a presença de elevada de partículas não recomendáveis para a respiração humana, classificando a qualidade como Mau.
De acordo com um comunicado do INMG, a bruma seca que abafa todo o arquipélago deve continuar nos próximos dias com a mesma intensidade. “O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) alerta a população da ocorrência da bruma seca que têm afetado o arquipélago de Cabo Verde, resultando em níveis elevados de partículas inaláveis (PM10 e PM2.5), que ultrapassam significativamente as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a qualidade do ar”.
“Condição Atual do Ar: Indice de qualidade do ar – Mau”, sublinha o INMG, avisando ao mesmo tempo que “durante os próximos dias, prevemos a persistência dessas condições adversas, com impactos negativos nas actividades económicas e no bem-estar social”.
“A população deve estar atenta aos riscos associados à exposição prolongada a elevados níveis de PM10 e PM2.5, conhecidos por causar problemas respiratórios e outros impactos na saúde.
O INMG continuará monitorando de perto a situação e fornecerá actualizações regulares à medida que a condição do ar evoluir. A colaboração da população é crucial para minimizar os riscos à saúde durante esse período desafiador”, alerta.
Recomendações:
Evite Atividades ao Ar Livre;
Utilize Máscaras de Proteção ao sair de casa;
Proteja Ambientes Internos;
Procure Assistência Médica: Em caso de sintomas respiratórios graves, procure assistência médica imediatamente.
Atendendo às condições de tempo no arquipélago durante as próximas 72horas.
Tendência para intensificação do vento com rajadas e agravamento significativo do estado do mar.
Visibilidade temporariamente má (<2Mil.Naut.), por vezes moderada (<5Mil.Naut.) devido a bruma seca.
A Autoridade Marítima (IMP) comunica a todos os armadores, proprietários, patrões e pescadores em geral, que por razões de segurança encontra-se interdita a saída para o mar das embarcações de pesca local, botes e pequenas embarcações de boca aberta, enquanto se mantiverem estas condições de tempo.
Foto: Facebook (Jorge Tolentino)
Comentários