Começam a aparecer os primeiros sinais de que o aeroporto de Santo Antão, projectado para o concelho do Porto Novo, vai ser uma realidade. Uma estação automática que passará a disponibilizar dados relativos à pressão do ar, temperatura, humidade do vento e precipitações, será instalada dentro de quinze dias em Santo Antão, no quadro dos estudos do futuro aeroporto desta ilha.
A informação foi avançada pela Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Área (ASA), adiantando que esse equipamento, que vai ser instalado na zona Ponte Sul/Casa de Meio, no Porto Novo, provável localização do aeroporto, vai permitir, nos próximos três anos, a recolha de dados que permitam a implantação dessa infra-estrutura aeroportuária.
No quadro dos estudos do aeroporto, procedeu-se, até agora, ao levantamento orográfico dos terrenos, ainda sobre o curso de água e posição do vento, estando agora a ASA a preparar-se para instalar, ainda na primeira quinzena de Agosto, dois equipamentos que vão, essencialmente, recolher os dados atmosféricos, explicou Aniceto Barbosa, administrador da ASA.
O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA), Orlando Delgado, disse acreditar que, dentro de três anos, estarão criadas as condições para a implementação do aeroporto de Santo Antão, infra-estrutura que, a seu ver, vai alavancar a economia desta ilha.
O custo do aeroporto de Santo Antão, que poderá dispor de uma pista de 2 mil e 500 metros de cumprimentos, deverá rondar entre 18 milhões a 20 milhões de euros, segundo estimativas da ASA.
Com inforpress
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários