
Em visita oficial à ilha do Fogo, o presidente da República defendeu ontem, em Santa Catarina, o aprofundamento da descentralização, dotando os municípios de mais recursos e maior capacidade de decisão. Segundo José Maria Neves, é preciso estabelecer critérios claros e transparentes para garantir que municípios e cidadãos beneficiem de uma distribuição justa dos recursos públicos.
Em visita oficial de quatro dias à ilha do Fogo, o presidente da República apelou às forças políticas aos órgãos de soberania para se engajarem no processo de descentralização, salientando que os municípios necessitam de mais recursos e maior capacidade de decisão em linha com os desafios do desenvolvimento local.
Ademais, José Maria Neves, defendeu o estabelecimento de critérios claros e transparentes para garantir que municípios e cidadãos beneficiem de uma distribuição justa dos recursos públicos, porquanto os recursos do Estado pertencem a todas e todos os cabo-verdianos, sendo dever dos poderes públicos garantir uma gestão transparente e uma distribuição justa dos recursos disponíveis.
O presidente da República inteirou-se na tarde deste sábado, 28, das dinâmicas de desenvolvimento e das realizações em diversas comunidades de Santa Catarina acompanhando obras de reabilitação e projetos de infraestruturação do município.
Em Mãe Joana, José Maria Neves visitou um jardim infantil recentemente requalificado, financiado por recursos da autarquia e com o apoio de uma organização não-governamental, numa parceira que abrange, também, outras infraestruturas do pré-escolar.
Em Estância Roque foi apresentado ao chefe de Estado um projeto de construção da estrada que deverá ligar esta comunidade a Cabeça Fundão e Cova Figueira, considerada pela autarquia uma infraestrutura estratégica para potenciar o desenvolvimento agrícola, económico e turístico da região, garantindo melhor mobilidade, acesso a serviços e ao escoamento de produtos.
A última deslocação de José Maria Neves em Santa Catarina foi à comunidade de Fonte Aleixo, onde teve ocasião de visitar uma praça em construção e um jardim infantil recentemente requalificado.

Para assinalar independência, PR plantou árvores em Fonte Aleixo
A campanha da Presidência da República "50 Anos da Independência, 50 árvores" chega a Santa Catarina do Fogo, com José Maria Neves a plantar árvores frente à praça em construção, promovendo simultaneamente, em Fonte Aleixo, a proteção do ambiente, o embelezamento da localidade e a melhoria da qualidade de vida da população, reforçando o compromisso do presidente da República com um ambiente sustentável.
Fonte: Presidência da República
Foto: GCI/PR
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários