
Concluindo a “Presidência na Ilha” em Santiago Norte, José Maria Neves está hoje em Santa Catarina. Em encontro com Armindo Freitas e a sua equipa, o presidente da República instigou os autarcas a serem audazes e ambiciosos, saudando a dinâmica e organização da nova gestão camarária. Desde ontem em Santiago Norte, para fazer a radiografia dos impactos das chuvas, o chefe de Estado enalteceu as prontas respostas do poder local.
O Presidente da República iniciou nesta quarta-feira, 19, a sua agenda em Santa Catarina, concluindo assim a “Presidência na Ilha” em Santiago Norte, iniciada a 27 de outubro. Na ocasião, por ausência em missão de serviço do presidente da Câmara, Armindo Freitas, a visita ficou de ser agendada para data posterior, que hoje se realiza.
Em encontro realizado nos Paços do Concelho, José Maria Neves e a equipa camarária abordaram os desafios e o potencial de desenvolvimento de Santiago Norte, concordando na necessidade de a região recuperar o seu protagonismo, dada a relevância e dimensão de Santa Catarina.
Potenciar a economia local
Armindo Freitas expressou a ambição de potenciar a economia local através do comércio, lamentando, no entanto, as dificuldades no desbloqueio de verbas (como as do Fundo de Turismo) por parte do poder central, essenciais para a execução de projetos, mas também a urgente reabilitação de estradas afetadas pelas chuvas de 12 de novembro.
Por sua vez, José Maria Neves saudou a dinâmica e a organização da nova gestão camarária, instigando a equipa à ousadia e ambição.
Durante a manhã, o presidente da República prosseguiu a sua estada em Santa Catarina com a visita às obras de requalificação do Mercado Municipal e do Polivalente de Assomada.
A tarde é dedicada a uma campanha de plantação nas comunidades de Achada Gomes e de Achada Galego. A “Presidência na Ilha” é concluída em Assomada, com uma visita aos familiares da vítima das chuvas, António Varela (“Bercídio”), seguida de uma passagem pelo “Poial”, um espaço de referência cultural e gastronómica.
Chuvas: PR enaltece pronta resposta das autarquias
José Maria Neves encontra-se em Santiago Norte desde terça-feira, 18, para fazer a radiografia dos impactos das últimas chuvas.
Em São Miguel e, de igual modo, no Tarrafal, a intempérie causou avultados estragos, principalmente nas zonas agrícolas. Mas, a boa notícia é que as barragens de Principal e de Flamengos estão a transbordar, dando boas razões à necessária recuperação da atividade agrícola nas ribeiras, que se encontram cobertas de pedras devido à força das cheias de 12 de novembro.
O presidente da República enalteceu as respostas prontas das autarquias de São Miguel e do Tarrafal, que fizeram o melhor possível para acudir às necessidades das populações.
Na ocasião, José Maria Neves relevou a importância do poder local e reiterou o apelo para que as políticas públicas tenham em conta as alterações climáticas e medidas eficazes para amenizar os seus efeitos, sejam eles as secas severas ou as chuvas torrenciais.
Foto: PR
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários