
A interpelação ao Governo sobre a política nacional de pescas teve o desfecho que já se previa. PAICV e UCID acusaram o executivo de Ulisses Correia e Silva de falta de políticas estruturantes; o MpD devolveu a crítica e acusou as oposições de falta de ideias. O debate parece ter terminado da pior maneira: sem respostas concretas às inquietações do setor, às necessidades reais de quem sobrevive da pesca e do pescado.
A sessão plenária da Assembleia nacional encerrou nesta quinta-feira, 08, a interpelação ao Governo sobre a política nacional de pescas, entre críticas das oposições pela falta de resultados concretos no setor e a glorificação do executivo de Ulisses Correia e Silva por parte da maioria parlamentar. Era um resultado previsível, que deixou de fora respostas concretas às inquietações do setor e às necessidades reais de quem sobrevive da pesca e do pescado.
UCID: Impactos de programas do Governo não se refletem na vida dos pescadores
Para o deputado da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), João Santos Luís, os impactos dos programas anunciados pelo Governo ainda não se refletem na vida dos pescadores artesanais, apontando igualmente fragilidades ao nível do investimento e do financiamento do setor.
“Os investimentos concretos na transformação, conservação e comercialização do pescado ainda não são sentidos na política nacional das pescas”, disse o também líder da UCID, considerando que Cabo Verde deveria apostar num setor das pescas mais forte e menos dependente de acordos externos.
PAICV: Preocupações continuam sem respostas concretas e soluções eficazes
Por sua vez, em nome do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), a deputada Eveline Ramos considerou que o debate terminou sem respostas concretas às preocupações do setor.
“Chegamos ao fim desta interpelação com a clara sensação de que a maioria das preocupações continuam sem respostas concretas e sem soluções eficazes”, disse a parlamentar, criticando a falta de políticas estruturantes.
Eveline Ramos sublinhou que a pesca é um setor estratégico para o país, um pilar económico, social e cultural de Cabo Verde, alertando para a redução das capturas nos últimos anos e a necessidade de políticas mais inclusivas.
“Os pescadores não se alimentam de discursos, precisam de resultados, prazos claros e políticas públicas eficazes”, afirmou a deputada do maior partido da oposição, reiterando o compromisso do PAICV com “uma política nacional de pescas mais justa, sustentável e orientada para o desenvolvimento local”.
MpD: Glorificação do Governo e acusações à oposição
Celso Ribeiro, o líder parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) devolveu as críticas ao PAICV, acusando-o de falta de ideias e de ter desmantelado a estrutura do setor quando esteve no poder. O deputado do MpD glorificou o Governo de Ulisses Correia e Silva pela sua “visão clara e estruturada”.
Celso Ribeiro destacou, ainda, o projeto de fibragem de embarcações como uma medida estruturante para o setor das pescas.
“A fibragem das embarcações constitui segurança, consolidação e um passo largo para a estruturação do setor”, disse o parlamentar, avançando que 302 embarcações já foram fibradas em todo o país.
O líder parlamentar do MpD enumerou também os investimentos em infraestruturas e financiamento, acrescentando que o Governo já investiu “cerca de 5,8 milhões de dólares na construção de embarcações semi-industriais”.
Governo: Desde 2016, resultados significativos
Por seu turno, o ministro do Mar, Jorge Santos, afirmou que o Governo encerra a interpelação parlamentar sobre a política nacional das pescas “com sentido de responsabilidade” e com resultados concretos apresentados, sublinhando que, desde 2016, o setor registou avanços significativos ao nível das infraestruturas, financiamento, formação e exportação de pescado.
“Terminamos esta interpelação no sentido de ouvir, debater, apresentar resultados e, sobretudo, deixar clara a visão estratégica deste Governo para um setor tão importante para a economia nacional e para a segurança alimentar de Cabo Verde”, disse o ministro no encerramento do debate na Assembleia Nacional.
Segundo Jorge Santos, durante a interpelação ficou demonstrado que a atual governação apresentou resultados concretos, ao contrário do que aconteceu em períodos anteriores.
“Ficou aqui provado os resultados desta governação desde 2016 no setor das pescas, resultados que a outra parte não conseguiu apresentar durante 15 longos anos”, concluiu o ministro do Mar.
C/Inforpress
Foto: HD
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários
Casimiro Centeio, 9 de Jan de 2026
QUE RESULTADO FICOU PROVADO, sr. Jorge Santos? Só pode ser nas pescas de " mané- car*lho !!! Durante 10 anos, o mpd a tratar os cabo-verdianos como se fossem " zebras " ! É esse o resultado da sua/vossa " governação " !
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.