• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PAICV pede intervenção do Governo para resolver problema da distribuição de água na ilha de Santiago
Política

PAICV pede intervenção do Governo para resolver problema da distribuição de água na ilha de Santiago

O líder parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) pediu hoje a intervenção do Governo para resolver o problema da distribuição de água em Santiago, apontando a necessidade de melhorar a gestão da empresa responsável.

João Baptista Pereira fez esta observação à Inforpress, à margem da visita que o grupo de deputados do principal partido da oposição fizeram ao concelho de Ribeira Grande de Santiago.

Na ocasião, disse que a empresa Águas de Santiago (AdS) é detida pelo Estado, juntamente com os municípios, sendo o Governo dono de 49 por cento (%), portanto, apelou ao executivo que haja rapidamente para ver melhoria na distribuição de água na ilha de Santiago.

Outro ponto abordado pelo deputado tem a ver com a “falta de articulação” entre o Instituto do Património Cultural (IPC) e a autarquia da Ribeira Grande Santiago, sendo que muitos monumentos estão sob a gestão do IPC e há uma “gestão de costas voltadas”.

“O IPC toma medidas sem conhecimento da câmara e isto não pode acontecer, deve haver a máxima articulação e a gestão dos monumentos deve passar para a autarquia, por forma a permitir que a população de Ribeira Grande de Santiago possa tirar proveito do sítio histórico que aqui tem”, assinalou.

João Baptista Pereira assinalou também que o objectivo da visita é justamente um encontro de trabalho para poder entender os grandes projectos que as câmaras têm em carteira para poder, de facto, no debate sobre o Orçamento do Estado, defender esses municípios no Parlamento.

O líder parlamentar do PAICV pediu ainda ao Governo para dar atenção às zonas que estão encravadas, para terem também mais oportunidades de acesso ao centro e poderem ter condições de dinamizar a economia local e terem algum rendimento.

Partilhe esta notícia