
O presidente da Câmara Municipal da Praia pediu hoje às associações comunitárias do concelho para colaborarem com a autarquia no desenvolvimento dos bairros e na inclusão social, trabalhando em prol do bem comunitário.
Francisco Carvalho lançou esse apelo durante a cerimónia de lançamento do Iº Edital do Programa de Financiamento das Associações Comunitárias, um instrumento que se enquadra na política de incentivo, valorização e fomento de associativismo comunitário.
“O grande objectivo deste edital é revitalizar o movimento associativo na Cidade da Praia. É facto que de momento as associações do município passam por dificuldades e temos constatado, nos últimos anos, o desaparecimento progressivo dos mesmos”, disse o autarca, esperando que este programa possa revitalizar o associativismo no concelho da Praia.
Para cumprir com este propósito, a Câmara Municipal da Praia, segundo o seu presidente, tem um orçamento de 48 mil contos que será dividido em duas fases, estando prevista a disponibilização das associações selecionadas o montante de 500 mil escudos em cada fase.
O orçamento disponibilizado deve, conforme o autarca da Praia, ser utilizado na implementação de planos de actividades a ser executado num período de um ano.
“Fora deste montante, vamos disponibilizar uma verba de 30 mil escudos para ser utilizada na gratificação de dois jovens que trabalham na associação e garantam que o plano de actividades seja implementado”, ressaltou.
Para o concurso, que vai estar aberto durante dez dias, com data a contar a partir de hoje, será levado em consideração critérios que demonstram a prevalência de actividades que tenham como foco o desenvolvimento comunitário e inclusão social, viabilidade de implementação da proposta, incluído no plano e o saber cuidar dos bairros, com atenção voltada para as crianças, idosos e classes mais desfavorecidas.
São aptas a concorrerem associações com até três anos de existência ou que tenham estado em situação de inactividade e que à data de encerramento do prazo de candidatura apresentam os comprovativos de regularização dos órgãos da mesma.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários