O embaixador do Irão em Cabo Verde disse hoje que o seu país quer reforçar a cooperação com o arquipélago em diversas áreas principalmente académica e universitária e trazer expertise nos ramos da tecnologia.
Hassan Asgari, que estará residente em Dacar, Senegal, falava à Inforpress após ser recebido pelo Presidente da República, José Maria Neves, no Palácio do Povo, em São Vicente, a quem apresentou as suas cartas credenciais e com quem analisou o reforço e consolidação da cooperação bilateral que, afirmou, já ultrapassou mais de meio século.
“O Irão, infelizmente, apesar de ser sancionada por todos os estados, alcançou muitas conquistas em diferentes áreas como a nanotecnologia, a biotecnologia, na agricultura inteligente no fabrico de medicamentos e equipamentos médicos”, exemplificou Hassan Asgari para quem esta expertise pode ser colocada à disposição de Cabo Verde.
Conforme o embaixador, Irão e Cabo Verde “beneficiam de uma posição geoestratégica” pelo que devem “transformar esta potencialidade em vantagens competitivas” para ambos.
Para Hassan Asgari existe um bom potencial para a interação entre os dois países também a nível de trocas comerciais, pelo que já encetou contactos com os presidentes das Câmaras de Comércio de Cabo Verde para incentivar a participação de empresas em feiras expositivas no seu país.
Além deste diplomata, o Presidente da República recebeu a nova embaixadora da Sérvia em Cabo Verde, Ana Ilíc, esta que também terá residência em Dacar.
Ana Ilíc partilhou com o chefe de Estado que Servia tem uma vasta experiência nas novas tecnologias, nas tecnologias de informação e na digitalização dos serviços públicos, que podem ser úteis para cooperação com Cabo Verde, sublinhando que já existem contactos de parte a parte neste sentido.
“É claro que podemos compartilhar a nossa experiência. Podemos ajudar vocês e vocês nos ajudam com a vossa experiência neste campo, que é o futuro de todo o país do mundo”, projectou a diplomata que também prometeu ajudar a promover Cabo Verde como destino turístico para os sérvios.
“Amanhã vou para Santa Antão para conhecer. Temos um voo directo de Belgrado para Lisboa, e agora a conexão com Cabo Verde é muito mais fácil porque há voos de Lisboa para Cabo Verde todos os dias. Então, eu vou trabalhar para promover o turismo em Cabo Verde”, adiantou, lembrando ainda que os dois países têm perspectivas de cooperação também na área da agricultura.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários