• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Irão quer cooperar com Cabo vderde em educação e tecnologia
Política

Irão quer cooperar com Cabo vderde em educação e tecnologia

O embaixador do Irão em Cabo Verde disse hoje que o seu país quer reforçar a cooperação com o arquipélago em diversas áreas principalmente académica e universitária e trazer expertise nos ramos da tecnologia.

Hassan Asgari, que estará residente em Dacar, Senegal, falava à Inforpress após ser recebido pelo Presidente da República, José Maria Neves, no Palácio do Povo, em São Vicente, a quem apresentou as suas cartas credenciais e com quem analisou o reforço e consolidação da cooperação bilateral que, afirmou, já ultrapassou mais de meio século.

“O Irão, infelizmente, apesar de ser sancionada por todos os estados, alcançou muitas conquistas em diferentes áreas como a nanotecnologia, a biotecnologia, na agricultura inteligente no fabrico de medicamentos e equipamentos médicos”, exemplificou Hassan Asgari para quem esta expertise pode ser colocada à disposição de Cabo Verde.

Conforme o embaixador, Irão e Cabo Verde “beneficiam de uma posição geoestratégica” pelo que devem “transformar esta potencialidade em vantagens competitivas” para ambos.

Para Hassan Asgari existe um bom potencial para a interação entre os dois países também a nível de trocas comerciais, pelo que já encetou contactos com os presidentes das Câmaras de Comércio de Cabo Verde para incentivar a participação de empresas em feiras expositivas no seu país.

Além deste diplomata, o Presidente da República recebeu a nova embaixadora da Sérvia em Cabo Verde, Ana Ilíc, esta que também terá residência em Dacar.

Ana Ilíc partilhou com o chefe de Estado que Servia tem uma vasta experiência  nas novas tecnologias, nas tecnologias de informação e na digitalização dos serviços públicos, que  podem ser úteis para cooperação com Cabo Verde, sublinhando que já existem contactos de parte a parte neste sentido.

“É claro que podemos compartilhar a nossa experiência. Podemos ajudar vocês e vocês nos ajudam com a vossa experiência neste campo, que é o futuro de todo o país do mundo”, projectou a diplomata que também prometeu ajudar a promover Cabo Verde como destino turístico para os sérvios.

“Amanhã vou para Santa Antão para conhecer. Temos um voo directo de Belgrado para Lisboa, e agora a conexão com Cabo Verde é muito mais fácil porque há voos de Lisboa para Cabo Verde todos os dias. Então, eu vou trabalhar para promover o turismo em Cabo Verde”, adiantou, lembrando ainda que os dois países têm perspectivas de cooperação também na área da agricultura.

Partilhe esta notícia