Emanuel Barbosa volta a ser candidato único à liderança do MpD em Portugal
Política

Emanuel Barbosa volta a ser candidato único à liderança do MpD em Portugal

O deputado do MpD pelo círculo eleitoral da Europa Emanuel Barbosa é o candidato único à liderança deste partido em Portugal, cargo que desempenha desde 2010, confirmou hoje o próprio à Inforpress.

Segundo o actual coordenador do MpD-Portugal, a sua candidatura sob o lema “Nova força, novas vitórias. Com a Diáspora, por Cabo Verde. Sempre!” foi a única formalizada junto do Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral (GAPE).

Emanuel Barbosa justificou a candidatura a um terceiro mandato pela ambição de transformar Portugal num "país indutor" para os outros países do círculo da Europa, visando vitória do partido nas legislativas de 2026.

“Entendemos que esta vitória [em 2026] é importante para o partido, mas sobretudo para o país. Por isso, queremos dar a nossa contribuição a partir de Portugal para contagiar os restantes países da Europa e, com isso, também contribuir para a vitória a nível geral”, salientou.

A modernização do partido, a abertura à comunidade cabo-verdiana em Portugal, a garantia de uma maior abrangência territorial do MpD no país e uma "aposta forte" na comunicação, nomeadamente nas redes sociais, são de entre várias as “linhas de força” da moção de estratégias da candidatura centrada na vitória do MpD nas legislativas de 2026.

Emanuel Barbosa comprometeu-se, ainda, a trabalhar para que, após as eleições internas, que acontecem a 20 de Julho, o MpD se afirme como o "maior partido cabo-verdiano" em Portugal.

Sobre o encontro desta terça-feira, do presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, com os militantes, simpatizantes e amigos do partido em Portugal, disse que o mesmo é importante, tendo em conta que a proximidade é uma questão “sacrossanta” para o partido no poder em Cabo Verde, desde 2016.

Ou seja, ajuntou que este encontro mostrou que a proximidade não tem sido somente a nível nacional, mas também na diáspora.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Amadora, 2 de Jul de 2025

    Não há mais ninguém? O baixinho é baixo em tudo, sobretudo na ética, moral e bons ideais políticos. Não conhece a Amadora profunda, lá onde vivem os homens de aço que desfilam na alvorada. É um oportunista foguense. São figuras desprezíveis como este, que desacreditam a política, que infernizaram esse maldito partido de arruaceiros. Em 2026 terão a resposta que merecem. Sacanas!

    Responder


  • Álvaro Tavares, 2 de Jul de 2025

    Sonhar é bom e nunca matou ninguém. A fadiga e viver fora de si próprio é que matam. Viva utopia!

    Responder


Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.