Assembleia de Apuramento Geral confirma vitória do PAICV em São Lourenço dos Órgãos por um voto
Política

Assembleia de Apuramento Geral confirma vitória do PAICV em São Lourenço dos Órgãos por um voto

A Assembleia de Apuramento Geral confirmou hoje a vitória do PAICV nas eleições autárquicas do passado domingo para a Câmara Municipal de São Lourenço Órgãos (Santiago) por um voto.

De acordo com o edital do apuramento geral consultado pela Inforpress o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) obteve 1.608 votos, Movimento para a Democracia (MpD) 1.607 e União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) 54 votos.

O PAICV elegeu três vereadores, incluindo o novo presidente da câmara, Euclides Cabral, e o MpD dois vereadores, incluindo o presidente cessante Carlos Vasconcelos, que lidera o município desde 2016.

Para a assembleia municipal, o PAICV obteve 1.601 votos, MpD 1.585 votos e UCID 67, ou seja, PAICV elegeu sete eleitos municipais e MpD ficou com seis eleitos.

Em São Lourenço dos Órgão, de acordo com o edital do apuramento geral, o PAICV venceu as eleições para a câmara municipal por um voto e para a assembleia municipal por 16 votos.

Não obstante a confirmação dos resultados pela Assembleia de Apuramento Geral, uma fonte do MpD confirmou à Inforpress que o partido já interpôs recurso no Tribunal Constitucional (TC), cuja decisão vai ser conhecida na próxima terça-feira,10.

Em causa, segundo a mesma fonte, está um voto que foi anulado, mas, o partido pede que seja validado.

Acrescentou que caso o referido voto for considerado válido pelo TC as eleições autárquicas em São Lourenço dos Órgãos vão ser repetidas.

Também, em declarações à Inforpress, a presidente da Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em Santiago Norte, Carla Carvalho, confirmou que o MpD interpôs o recurso no TC pedindo que o voto seja válido.

No entanto, advertiu que o PAICV também tem uma situação semelhante em que um voto anulado poderia ser validado ao favor do partido.

Em São Lourenço dos Órgãos dos eleitores inscritos, 5.802, um total de 3.235 exerceram o direito ao voto e 2.449 se abstiveram.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • pedro amado+, 8 de Dez de 2024

    contra factos não ha argumentos.mpd quando perdde sempre tem queixas apenas para desculpar da derrota.

    Responder


  • pedro amado+, 8 de Dez de 2024

    contra factos não ha argumentos.mpd quando perdde sempre tem queixas apenas para desculpar da derrota.

    Responder


  • Victor Fortes, 6 de Dez de 2024

    Repetir eleições, num círculo tão pequeno, e com todos resultados à vista? Oh Deus, nos acuda! Lembro-me da repetição de votos nas mesas de Boa Entrada e de Cruz Grande há já alguns anos: Nenhum badio ficou na Boa Vista! Pior ainda governantes na Praia. Dá para filmes.

    Responder


  • Victor Fortes, 6 de Dez de 2024

    Sempre que uma equipa perde pela margem mínima, ela tem queixa de arbitragem. Quando ganha à vontade, tem sempre o “fair play”. Quando perde é “compra de consciência”; quando ganha é “maturidade política”. Em baixo “vende-se/comora-se a consciência”; em cima “faz-se opção política”. Quando se mama, tudo está bem; quando se cortam as tetas, exige-se pluralidade e diversidade. “Só dexan pa ora ki n bai pa n ka bá di trabesadu” - MLS

    Responder


Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.