“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, João, 8:32
Colunista

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, João, 8:32

Governo, o MpD e Ulisses Correia e Silva precisam tirar as devidas ilações desses resultados para o bem da governação e do seu partido. Felicitações aos eleitores cabo-verdeanos, aos participantes do jogo democrático e às instituições envolvidas, desejo de sucessos e realizações aos vencedores e responsabilidade aos vencidos. Viva a democracia e viva o poder local!

Contrariando mitos, crenças, lendas e fantasias sobre a realidade política nacional venho publicando artigos de opinião com base em dados e metodologia científica para revelar as entranhas e particularidades da realidade crioula (https://santiagomagazine.cv/colunista/estrondosa-avaliacao-negativa-de-ucs) e (https://santiagomagazine.cv/colunista/fim-de-ciclo-politico-do-mpd).

1. Em Outubro de 2024, com base em estudos do comportamento eleitoral realizados (https://santiagomagazine.cv/colunista/a-tesourada-tambarina) dissera que em números absolutos  para as eleições autárquicas na Praia o MpD teria 11.500 e o PAICV  ganharia com 25.000 votos.

2. Os resultados da  eleição  de domingo passado foram 14.144 para o MpD contra 24.934 votos para o PAICV (ainda falta a apuração de uma mesa).

3. Em Novembro de 2024, mostro que a preferência partidária pelo MpD tinha despencado muito de mais de 40% para 15% (https://santiagomagazine.cv/colunista/mpd-em-apuros e (https://santiagomagazine.cv/colunista/colapso-da-hegemonia-autarquica-do-mpd) e que tal fato colocaria um sério desafio a esse partido na conquista dos votos fora do seu nicho partidário.

4. Assim, considerando que no Município da Praia estavam inscritos 91.525, seria esperado que partisse para as eleições autárquicas com 13.728 votos (15% do total dos inscritos na Praia) e precisaria conquistar mais tantos votos quantos fossem necessários para superar a votação do seu principal concorrente para poder vencer.

5. Os resultados da eleição de domingo mostraram que o candidato do MpD teve 14.144 votos, ou seja, mais 416 sobre o piso de votos do partido na capital, significando que os rios de dinheiro gasto e a figura do candidato contribuíram para mobilizar menos de 500 votos para os rabentolas na Praia.  

6. Faltando quatro dias para as eleições, produzi um estudo que previa que o PAICV ganharia com 58,37% de votos e que o MpD teria 35,59%, nas eleições do passado dia 01/12/24.

7. Os resultados eleitorais na Praia foram 61% para o  PAICV, 35% para o MpD.

8. Dois dias antes das eleições, tinha previsto uma grande hecatombe eleitoral nacional para as hostes ventoinhas projetando a vitória do PAICV em 14 Câmaras Municipais (63% das CMs) e 8 para o MpD (37% das CMs) (https://santiagomagazine.cv/colunista/desmascarando-os-ventoinhas).

9. Os resultados eleitorais comprovaram a vitória do PAICV em 15 CMs e 7 para o MpD.

10. O Governo, o MpD e Ulisses Correia e Silva precisam tirar as devidas ilações desses resultados para o  bem da governação e do seu partido.

Felicitações aos eleitores cabo-verdeanos, aos participantes do jogo democrático e às instituições envolvidas, desejo de sucessos e realizações aos vencedores e responsabilidade aos vencidos. Viva a democracia e viva o poder local!

 

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Casimiro centeio, 5 de Dez de 2024

    Caro Amigo, João Silvestre,
    O Mpd obteve, nestas eleições 9 Câmaras.
    O PAICV , 15.
    MPD ganhou as Câmaras de Sta. Luzia e dos Ilhéus do Rombo.

    Responder


  • Antonino Borges, 5 de Dez de 2024

    Estou plenamente de acordo com o articulista.

    Responder


Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.