As capitais europeias de Paris e Londres registaram dois novos atentados segunda-feira,19, desta vez sem vítimas mortais.
Em França, os Campos Elísios foram mais uma vez palco de terror na noite de segunda-feira, 19. Um homem de 31 anos, referenciado desde 2015 por ligações ao movimento radical islâmico, embateu o seu veículo contra uma viatura da polícia. Na sequência, a viatura pegou fogo, semeando o pânico naquela que é considerada uma das avenidas mais famosas do mundo. O agressor acabou ferido mortalmente no embate, segundo a polícia francesa.
Dentro da viatura que conduzia foram encontradas armas e explosivos. Este incidente acontece há menos de três semanas depois de um jovem ter atacado um polícia em Notre-Dame, outro dos pontos turísticos mais visitados da capital francesa. Esta nova tentativa de ataque nos Campos Elísios é a segunda em dois meses. Em Abril outro jihadista feriu mortalmente um polícia.
Londres ainda na mira dos jihadistas
No Reino Unido um homem aterrorizou uma multidão de fiéis em frente à mesquita de Finsbury Park (Londres), fazendo entrar um camião em alta velocidade. O acto provocou dezenas de feridos, antes de o agressor ter sido interceptado por populares e depois detido pelas forças policiais. Trata-se do quarto atentado registado nos últimos três meses, na capital inglesa.
Os atentados na Europa sucedem-se, enquanto prossegue a ofensiva dos aliados contra os redutos do estado islâmico nas cidades de Raqqa (Síria) e Mussul (Iraque), no que pode ser interpretado como represálias por parte do Estado Islâmico, conforme defendem alguns analistas europeus.
Comentários