Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoco Embaló vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais da Guiné-Bissau. A Comissão Nacional de Eleições já homologou os resultados e confirmou DSP e Embaló na segunda volta a 29 de Dezembro.
De acordo com os números da CNE e que Santiago Magazine teve acesso, Domingos Simões Pereira, do PAIGC, conseguiu a maior percentagem de votos, 40,13%, frutos dos 222 mil 870 votos a seu favor nestas eleições na Guinè Bissau, onde foram chamados às urnas 760 mil eleitores. Apesar dessa enorme margem, tal não foi suficiente para DSP ganhar logo na primeira volta.
O segundo candidato mais votado foi Umaro Sissoco Embaló, apoiado pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), que obteve 153 mil 530 votos, que lhe garantiram 27,65% das votações e a segunda posição no geral.
José Mário Vaz, o Presidente cessante, ficou em quartio lugar (65 mil 933 votos, 12, 41%), atrás de Nuno Gomes Nabiam (73 mil votos, 13,16%), com quem Domingos Simões Pereira anunciou vir a negociar seu apoio para a segunda volta das presidenciais bissau-guineenses, que estão maracdas para o dia 29 de Dezembro.
Nota: a taxa de abstenção, nestas eleições na Guiná Bnisau, foi das mais elevadas de sempre no país, situando-se nos 25,63%.
Ilustração: Inforpress
Comentários