• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
FCF e Real Associação Holandesa de Futebol assinam memorando de entendimento
Desporto

FCF e Real Associação Holandesa de Futebol assinam memorando de entendimento

A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) e a Real Associação Holandesa de Futebol (KNVB) assinaram esta terça-feira, 12, na Holanda, na presença das mais altas entidades dos dois países um memorando de entendimento que, diz a FCF, “irá fortalecer o relacionamento entre as duas instituições desportivas”.

Mário Semedo, presidente da FCF, e Michael Van Praag, presidente da KNVB, rubricaram o documento numa cerimónia que teve lugar no estádio do Sparta, em Roterdão, e contou com a presença de Jorge Carlos Fonseca, Presidente da Republica de Cabo Verde, e de Willem-Alexander, Rei da Holanda.

Estiveram ainda presentes David Mendes da Silva, que recentemente esteve em Cabo Verde, para dar uma formação, e Van Hooijdonk, antigo jogador do Benfica, que testemunharam a assinatura do memorando que, informa a FCF em nota de imprensa, “irá abarcar áreas de assistência técnica e treinamento de treinadores, arbitragem, promoção de talentos, equipas nacionais, futebol feminino, administração e assuntos jurídicos, matéria de organização de provas e projetos diversos”.

"A assinatura deste Memorando é um momento histórico pois trata-se do primeiro na história de relacionamento entre as duas Federações. Com este instrumento de cooperação, que tem a duração de 4 anos, o futebol cabo-verdiano ira beneficiar grandemente, sobretudo na área formação e é bom recordar que a esse nível a Holanda é das principais potencias mundiais em matéria de formação desportiva", disse Mário Semedo na ocasião da assinatura do memorando.

Recorde-se que a 'amizade futebolística' entre a FCF e KNVB conheceu um outro momento em Novembro deste ano, quando a KNVB organizou uma formação de treinadores que foi dirigida pelos instrutores Rob Klein e David Mendes da Silva.

Núcleo da FCF abre portas em Roterdão

Também nesta terça-feira a FCF inaugurou o seu núcleo em Roterdão – o primeiro a ser criado na diáspora -, numa cerimónia que contou também com a presença do vice-presidente da instituição, Inácio de Carvalho, e também responsável pelo pelouro de formação da FCF.

A expectativa da FCF é de que esse núcleo, situado nas instalações da Associação Maiense, na cidade de Roterdão, irá também incrementar ainda mais as relações entre Cabo Verde e a Holanda no campo futebolístico.

Alcindo Monteiro é o coordenador deste núcleo que também integra mais seis pessoas, entre elas Georgina Barbosa, que terá atribuições a nível do futebol feminino.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação