Colaboradora do Tecpar traz um pouco de Cabo Verde para o Brasil.
O Brasil possui uma conexão com a República de Cabo Verde. Você sabe por quê? Porque a colaboradora Sueli Regina Ulandovski Azevedo, do Setor de Tesouraria, foi escolhida para ser a Representante Honorária da União Cabo-verdiana Independente e Democrática pela Região do Brasil (UCID). Na prática, Sueli atua como uma “diplomata” nas relações políticas do país africano.
Cabo Verde, oficialmente República de Cabo Verde, é um país localizado em um arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico. Possui cerca de 500 mil habitantes – é como se a população dos bairros mais populosos de Curitiba (Cidade Industrial, Sítio Cercado, Cajuru, Boqueirão e Uberaba) compusesse sozinha a população de Cabo Verde.
Sueli entende que sua missão é apoiar o desenvolvimento de Cabo Verde e por isso aceitou ser a representante para poder ajudar o país. Tudo começou quando estava de férias em Portugal e conheceu um representante da UCID que a convidou para participar do movimento. A UCID foi formada em 1977 pelos cabo-verdianos da diáspora. Ela surgia como movimento de oposição ao único partido em Guiné e Cabo Verde até 1980, mas a atuação da agremiação política era bastante pequena, limitando-se basicamente aos cabo-verdianos que deixaram o país.
Depois de ficar sabendo mais sobre a nação, Sueli resolveu passar um mês de férias em Cabo Verde. Na ocasião, conheceu o Parlamento e se relacionou com atores políticos cabo-verdianos. Hoje, atua voluntariamente na divulgação das ações da UCID, administrando a página oficial da agremiação política. No site, acompanha as notícias da região e as divulga para debate, além de acompanhar sessões do Parlamento do país.
Um de seus sonhos é um dia, talvez, viver em Cabo Verde e atuar localmente pelo desenvolvimento daquela nação.
Turismo
Apesar de pouco conhecido pelos brasileiros, Cabo Verde é um excelente lugar para se viajar e conhecer, avalia Sueli. O país tem uma reserva ecológica de proteção à tartaruga marinha e possui resorts na Ilha da Boa Vista. “Os cabo-verdianos são bastante hospitaleiros. É possível até permanecer na região sem gastar com estadia, já que a população recebe o turista até em casa”, destaca Sueli.
Por ter sido durante séculos colonizado por Portugal, a língua oficial é o português, mais um motivo para ir e conhecer o país, ressalta Sueli. Apesar das praias, o país possui um clima árido e semiárido: roupas de verão são recomendadas. Cabo Verde possui uma cultura rica, na qual o Carnaval é muito respeitado. Motivos para visitar o país não faltam, agora é só esperar as férias e ir conhecer as ilhas de Cabo Verde. Sueli garante que quem for não vai se arrepender!
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários