O Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde cresceu 7% em 2021, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE) nas contas definitivas, consultadas hoje pela Lusa, que mostram uma evolução acima da última estimativa.
Num boletim publicado há três meses, o INE tinha revisto a taxa anual de variação do PIB, devido à publicação dos resultados definitivos das Contas Anuais de 2020.
Naquela altura, o INE estimou que o PIB teria subido 5,6% em 2021.
Agora, com a publicação das Contas Nacionais Anuais Definitivas, o valor ficou fixado num aumento de 7% face ao ano anterior.
A evolução é explicada pelos crescimentos no consumo, importações e pela atividade nos setores de comércio, transportes, educação, saúde e ação social.
Quanto aos dados dos anos seguintes, o INE estima que em 2022 a economia terá crescido 17,1% - um crescimento muito acima do normal, associado à reativação da economia após a travagem a fundo provocada pela pandemia de covid-19.
Sobre 2023, os dados provisórios do Instituto apontam para um ritmo médio de crescimento de 4,8% nos três primeiros trimestres do ano, estando ainda por divulgar os números do quarto trimestre.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários