O Banco Europeu de Investimento acaba de aprovar um empréstimo de 25 milhões de dólares a Cabo Verde para a construção de uma nova conexão de telecomunicações, que, segundo o BEI, "permitirá o funcionamento de serviços móveis 4G e melhorará a resiliência das conexões internacionais com o arquipélago".
O BEI justifica a concessão de tal montante como sendo “parte de seu compromisso de apoiar pequenos Estados insulares em todo o mundo”.
“Como as comunicações existentes no país dependem de um único cabo submarino que está a chegar ao fim da sua vida operacional, a ligação ao cabo EllaLink, a ser financiado pelo novo empréstimo do BEI, desbloqueará um vasto leque de oportunidades”, pontua o banco europeu, que recorda que já vem apoiando investimentos de longo prazo em Cabo Verde desde 1979, com quase 150 milhões de euros até à data.
Este novo empréstimo para a Cabo Verde também “ajudará a expandir o acesso à Internet FTTH e permitirá que a energia solar seja utilizada para alimentar a rede de telecomunicações. Faz parte de um pacote total de investimentos no valor de US $ 60 milhões pela operadora local”, informa o site espoecializado Telecompaper.com
A publicação reforça ainda que as comunicações existentes em Cabo Verde dependem de um único cabo submarino que está chegando ao fim de sua vida operacional e tem capacidade de dados limitada. “O novo link será conectado ao sistema de cabos EllaLink que está actualmente a ser instalado entre o Brasil e Portugal, e que se estende ao arquipélago de Cabo Verde”, adianta o neweurope.eu
Comentários