Mundial’2018. FIFA manda repetir jogo do grupo de Cabo Verde
Desporto

Mundial’2018. FIFA manda repetir jogo do grupo de Cabo Verde

Jogo entre Senegal e África do Sul será repetido no dia 27 de Novembro. E pode mudar tudo na tabela classificativa.

A FIFA ordenou a repetição do jogo entre África da Sul e Senegal, referente ao Grupo D de qualificação da zona africana para o Mundial de 2018. Uma decisão tomada após a confirmação do TAS sobre o castigo aplicado ao árbitro do encontro, o ganês Joseph Lamptey, banido do desporto por «manipulação de resultados».

No encontro em causa, que a África do Sul venceu por 2-1, Lamptey assinou uma grande penalidade a favor dos ‘bafana bafana’ por mão na bola mas as repetições mostraram que o senegalês cortou o lance com o joelho.

A Confederação Africana de Futebol confirmou que o jogo será repetido a 27 de Novembro.

A duas jornadas do fim da qualificação, o Grupo D é liderado por Burkina Faso, de Paulo Duarte, e Cabo Verde, ambos com seis pontos. Seguem o Senegal, com cinco, e a África do Sul, com quatro.

Ora, este jogo pode mudar tudo na tabela classificativa e no apuramento para o Mundial. Se a África do Sul vencer não haverá mudanças, mas se o Senegal ganhar aumenta mais três pontos. Isso significa que os Leões da Teranga, com 5 pontos, têm a possibilidade teórica de alcançar 14 pontos no grupo se vencer todos os dois jogos que faltam do calendário (o primeiro com Cabo Verde dia 7 de Outubro na Praia) mais a partida com a África do Sul.

Cabo Verde e Burkina Faso, que dividem o primeiro lugar da classificação com seis pontos. Só podem chegar até 12 pontos, se vencerem os dois jogos que faltam. E só o primeiro lugar tem acesso directo à fase final do Mundial. Além do mais, o Senegal tem a vantagem de ir jogar com a África do Sul depois de já conhecer os pontos dos seus adversários directos.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.