A Feira Cultural de Santa Isabel arrancou na terça-feira, 01, a programação para celebrar o município e o cinquentenário da independência, com actividades diversificadas até quinta-feira, 03, que unem tradição, literatura, sabores e intercâmbio cultural.
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Boa Vista, Nádia Santos, destacou na abertura como principal novidade desta edição o lançamento do livro de Bianca da Rocha, a escritora mais jovem da ilha e do país, um momento de "grande emoção e orgulho" para a comunidade.
A feira promove também o intercâmbio cultural com a presença de artesãos de outras ilhas, visando a partilha e a troca de experiências, conforme indicou a vereadora.
Nádia Santos disse ainda que a exposição inclui trabalhos resultantes de oficinas criativas de costura e cerâmica tradicional, destinados a transmitir saberes ancestrais às novas gerações.
Os visitantes terão oportunidade de votar na melhor peça de artesanato, cujo vencedor será anunciado no último dia do evento.
A gastronomia também tem um papel central na Feira Cultural, já que oferece aos participantes a degustação de iguarias tradicionais como o queijo de cabra, considerado o "maior sabor gastronómico" da ilha, cachupa de buchada e doces tradicionais.
"A gastronomia é uma das áreas da cultura que nos promove e nos traz o sabor da nossa terra", afirmou Nádia Santos.
Entre os expositores, Aleida Delgado, da Mamdyara, que veio de São Vicente e participa pela primeira vez com um o conceito de produtos baseados em ingredientes naturais locais, como plantas e argilas, para produzir sabões, séruns, produtos capilares, destacou o interesse e curiosidade no primeiro dia.
Alcides Fernandes, ceramista de São Domingos, também estreante na feira, apresenta uma técnica de utilizar a roda diferenciada da prática comum de cerâmica feita à mão na ilha, conferindo um acabamento de vidro esmaltados às suas peças, que "chamou a atenção" do público.
Comentários