O MpD vai passar os próximos tempos a justificar a sua má governação evidenciada pelos dados do afrobarometer como sendo avaliada negativamente por cada vez mais eleitores e ao mesmo tempo distribuir benesses aos seus militantes, amigos e simpatizantes antes que a torneira do poder seja fechada em 2026. UCS enganou e decepcionou muitos cabo-verdeanos com a ilusão de que faria melhor mas vai passar para a história como um grande contador de estória e o pior PM de toda a história do país. O estado da nação é francamente negativo!
Os rabentolas e o Governo passaram quase10 anos, desde 2016 a essa parte, a inventarem estórias para entreterem os cabo-verdeanos no país e na diáspora e após a derrocada eleitoral autárquica de 01/12/24 resolveram reciclar essas mesmas narrativas através da boca de outros personagens agora para o consumo dos militantes do partido mais fanáticos e frenéticos uma vez que a realidade mostrou que já não conseguiam enganar mais o povo.
1. Com efeito, o reconhecimento, ontem, pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, de que não colocará nem uma única pedra no suposto novo hospital da Praia anunciado inúmeras vezes em campanhas com pompas e circunstâncias traduz a essência do ilusionismo vivido pelos crioulos nos dois mandatos ventoinhas.
2. Ficou evidente com o anúncio do arranque da construção desse novo hospital para além do fim da legislatura no próximo ano que o MpD e o seu Governo andaram a prometerem algo que sabiam que não iam entregar ou, pior ainda, não tiveram competência para o entregarem dentro do período da sua Legislatura.
3. Mas o eleitorado já estava ciente dessa propriedade ilusionista mpdista ao ponto de deixar de acreditar no PM, UCS (apenas 31% confiam segundo o afrobarometer de 2024) e em seus anúncios e propagandas e demonstrou essa descrença nas urnas na hecatombe eleitoral imposta aos rabentolas no ano passado que ditou apenas 7 Câmaras Municipais eleitas pelo MpD em 22 – resultado: 32% CM eleitas pelo MpD em 2024.
4. Os últimos estudos do afrobarometer de 2024 apontaram a saúde como um dos três principais problemas citados pelos cabo-verdeanos e sem saber como resolver o problema, UCS remodelou o Governo e reciclou a propaganda da construção do novo hospital da Praia para ontem!!!???
5. O Governo anuncia que não construiu e nem construirá esse hospital na vigência da sua legislatura, igualmente, como não conseguiu alcançar o crescimento médio do PIB em 7% ao ano, a criação dos os 45.000 empregos dignos e bem remunerados, a resolução dos problemas dos transportes aéreos e a “felicidade para todos”!
6. Os anúncios propagandísticos não concretizados tornam as palavras dos seus anunciantes e porta-vozes com cada vez menos credibilidade, tal fato é revelado pela queda acentuada no nível de confiança declinante no PM, UCS, de 2016 para agora em mais de 20%!
7. O Governo e UCS após uma década de mandato teriam que estar a apresentarem os resultados do que tinham prometido nas campanhas e nos programas de Governo, porém, ao invés disso, começam a anunciar o que não vão conseguir realizar!!!
8. A governação mpdista foi tão decepcionante que os supostos indicadores positivos de desempenho do governo na economia ou na sociedade são recebidos com desconfiança e desdém pela população: ora, os anúncio de crescimento económico de quatro ou cinco vezes superior à legislatura do governo anterior, a queda do desemprego a um dígito e a redução da pobreza não são sentidos, ou melhor, o povo não acredita que isso seja verdadeiro por conta de outros tantos anúncios falsos como a estória do hospital da Praia.
9. Reparem, o Vice-PM afirmou que o país tinha “dinheiro que não acaba mais” mas não se consegue dar aumentos salariais a todas as classes profissionais como prometido todos os anos e nem os anunciados PCFRs dos professores, profissionais da saúde e de outras categorias saíram do papel!
10. O PM, UCS, reclama que o país enfrentou várias crises económicas mas os gastos governamentais com viagens e estadias aumentaram galopantemente e “sem djobi pa lado” em meio a essas supostas crises.
11. O MpD vai passar os próximos tempos a justificar a sua má governação evidenciada pelos dados do afrobarometer como sendo avaliada negativamente por cada vez mais eleitores e ao mesmo tempo distribuir benesses aos seus militantes, amigos e simpatizantes antes que a torneira do poder seja fechada em 2026.
12. UCS enganou e decepcionou muitos cabo-verdeanos com a ilusão de que faria melhor mas vai passar para a história como um grande contador de estória e o pior PM de toda a história do país.
O estado da nação é francamente negativo!
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine