A política e a liderança
Colunista

A política e a liderança

...a existência da política no seu âmbito transformacional, depende essencialmente do exercício de uma liderança que pensa e age no tempo oportuno. Construindo sonhos e refazendo novos caminhos. Parece contraproducente falar da honestidade como um princípio de grande valia na política, mas temos que estar cientes, que o que vale a pena e conta como verdade absoluta, é fazer o certo e não o que dá certo.

Política (do Grego: πολιτικός/politikos, significa "algo relacionado com grupos sociais que integram a Pólis"), algo que tem a ver com a organização, direção e administração de nações ou Estados.

A Política no seu sentido clássico, é a habilidade de traduzir pensamentos, ideias e projetos em ações concretas, com reflexos, sobretudo, na grandeza do ser humano e no desenvolvimento do indivíduo. Sem esta visão, a política se reduz num invólucro circunscrito, que por sua vez, se limita ao paliativo e distanciamento da realidade. Com isto, a grande premissa inerente à política, não deve ser manipulada ao gosto das circunstâncias e manobras pessoais. Quando isso acontece, os prejuízos serão de ordem alarmante e profundo.

Não se faz uma boa política, se a excelência da liderança estiver na esfera secundária. Devem estar assentes nas ações políticas, o primado de uma liderança eficiente. Desenvolvimento do indivíduo, dignidade como elemento primordial e respostas essenciais para uma integração sólida. Já sabemos que a liderança visa na sua essência, a estruturação do indivíduo, capacitação e uma visão que vá além da mesma.

A nobreza não pode ser vista como um valor menos importante na política.

Todo o político devia ser nobre em suas ações e comportamento. A grande máxima do filósofo francês, René Descartes, "Penso logo existo", representa uma máxima de grande valia para o pensamento filosófico. Querendo dizer e transpondo para o campo da Pólis, só podemos validar e credibilizar a "existência política" se o uso do pensamento crítico ser considerado como premissa basilar e que resultam em benefícios reais nas pessoas e para sociedade. Por conseguinte, esta faculdade atribui a autenticidade da existência política em sua dimensão significativa. Ainda trazer essa máxima para o campo da política, ressalto, que toda a qualificação inerente às respostas no campo político, devem refletir a essência de uma liderança que faz e refaz, isenta de redundância e ambiguidade.

Posto isto, a existência da política no seu âmbito transformacional, depende essencialmente do exercício de uma liderança que pensa e age no tempo oportuno. Construindo sonhos e refazendo novos caminhos.

Parece contraproducente falar da honestidade como um princípio de grande valia na política, mas temos que estar cientes, que o que vale a pena e conta como verdade absoluta, é fazer o certo e não o que dá certo.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Lino Magno

Teólogo, pastor, cronista e colunista de Santiago Magazine

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.