Foste pesado na balança e achado em falta (Daniel 5:27)
Com a queda do movimento na virada do ano, muitas empresas aproveitam esse período para fazer o balanço de sua contabilidade. Durante este processo, faz-se o levantamento de todas mercadorias existentes nas prateleiras e no depósito, como também de todas as vendas efetuadas no último ano, das despesas pagas e das contas a receber e a pagar. Cruzando todos esses dados, a empresa pode concluir se houve um bom lucro, se o ganho foi razoável ou ainda se ficou no prejuízo. De igual modo, é interessante fazer um balanço da nossa vida de tempos em tempos, estabelecendo alvos e metas, esforçando-se para alcançá-los e depois verificando se foram atingidos.
Na leitura bíblica de hoje, o rei babilônico Belsazar é confrontado por Deus, por meio do profeta Daniel, a respeito de como conduziu sua vida. Sua vida é passada no balanço de Deus e achada em falta. Mas, afinal, o que causou esse prejuízo na vida de Belsazar? Mesmo sabendo o que Deus tinha feito na vida de seu antecessor Nabucodonosor, Balsazar não se humilhou e adorou a ídolos que não tinham valor algum. Nabucodonosor também tinha sido orgulhoso e foi castigado por isso, mas no fim acabou aceitando a repreensão e reconheceu a soberania de Deus (Daniel 4). O veredito sobre Belsazar foi diferente: para ele, chegara o fim. Não havia como recuperar o prejuízo.
Quando fazemos um balanço periódico da nossa vida, podemos detectar em tempo os problemas que precisam ser corrigidos para que as nossas vidas continuem agradando a Deus. A Bíblia sempre nos oferece as orientações necessárias, e todas elas podem ser resumidas em uma diretriz muito simples: “façam tudo para a glória de Deus” (1Co 10.31b). dessa forma, a veredicto final de Deus sobre nossas vidas não será o versículo em destaque, mas outro bem diferente: “Muito bem, servo bom e fiel! Venha e participe da alegria do seu senhor!” (Mt 25.21).
O balanço da sua vida no último ano é do tipo que agrada a Deus? Não perca a oportunidade de corrigir o que for preciso!
Comentários