São Nicolau. Aluno surpreendido com grelha de correção apanha 5 dias de suspensão
Sociedade

São Nicolau. Aluno surpreendido com grelha de correção apanha 5 dias de suspensão

O até aqui considerado melhor aluno da Escola Secundária Polivalente Pedro Corsino Azevedo, no concelho do Tarrafal de São Nicolau, Leonardo Neves, foi apanhado com uma grelha de correção da prova de PGI de Física e acabou suspenso por 5 dias. Os alunos e toda a comunidade educativa da referida escola estão descontentes, por entenderem que é uma medida paliativa em relação à gravidade do delito cometido pelo referido estudante.

Alunos e professores ficaram surpreendidos com a posição da direção da Escola Secundária Polivalente Pedro Corsino Azevedo em relação a este caso, que tem estado na boca do mundo naquele concelho da ilha de Chiquinho. A razão do descontentamento se prende com os seguintes factos: Leonardo Neves está sempre no quadro de honra como melhor aluno; é filho da subdelegada do Ministério da Educação em Tarrafal de São Nicolau; vive na mesma casa com o diretor pedagógico da escola onde estuda, José Vicente, que é seu padrasto.

Aluno do 12º Ano de Ciências e Tecnologia, quando surpreendido com a grelha de correção, Leonardo Neves terá sido imediatamente apresentado à direção da escola para averiguações, tendo, segundo as nossas fontes, confessado o delito, ou seja, aceitou ter furtado a grelha de correção.

Entretanto, apesar das suas confissões, ele continuou a participar de todas as atividades escolares, normalmente. E ontem, dia 29 de maio, a direção da escola fez circular uma nota de suspensão do mesmo por um período de 5 dias.

Esta posição da escola não caiu bem no seio da comunidade educativa naquele concelho. Sobretudo, porque sobre Leonardo pesam ainda outras suspeições no que se refere às provas e exames. As nossas fontes afirmam que, a ser verdade o que ele disse sobre a prova de Física, este não é o primeiro furto, tendo em conta que coisas estranhas já tinham surgido com o mesmo nas disciplinas de Inglês e de Português.

E as nossas fontes trazem como exemplos o facto de, numa prova de inglês, a professora ter dado três falhas na grelha de correção e o aluno Leonardo Neves teve a habilidade de cometer estas mesmas falhas.

Também na disciplina de Português este aluno terá tido a habilidade de conseguir escolher a mesma figura de estilo que a professora havia colocado na grelha de correções.

Leonardo Neves é filho de uma dirigente escolar em Tarrafal de São Nicolau, que, por sua vez, é mulher do diretor pedagógico da referida escola secundária, José Vicente.

Segundo as nossas fontes, todas as provas são enviadas previamente para o diretor pedagógico, e, por isso mesmo, querem crer que é a partir deste processo é que o aluno Leonardo Neves poderá ter estado a conseguir chegar às grelhas.

Na escola Pedro Corsino Azevedo ninguém fala. As tentativas deste jornal para falar com o diretor pedagógico ou com os professores envolvidos neste processo revelaram-se infrutíferas.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.