A Polícia Marítima e a Guarda Costeira continuam à procura dos três pescadores da Boa Vista, desaparecidos desde o dia 13 de Marco a meio do percurso entre Sal-Rei e Palmeira, na ilha do Sal, onde iam vender peixe.
Hercol Almeida (Col), Luis Miguel Gomes Nunes (Tien), José Luis Monteiro (Zé Luis) - todos na foto em cima, dentro do bote que desapareceu -tinham ido pescar na zona de Santa Mónica, Sul da Boa Vista, mas o motor do 'Stephanie' teria avariado, pelo que foram rebocados por um iate até Sal-Rei. Reparada a avaria, os três fizeram-se de ao mar de noite (21h00) com destino à ilha do Sal com uma grande quantidade de peixe.
A meio do caminho, o telemóvel e o GPS deixaram de funcionar e perderam o contacto com a terra. Ainda nesse domingo, 13, os familiares perceberam que algo estava errado, porque não souberam mais do paradeiro dos três pescadores. O alerta de desaparecimento foi dado no dia seguinte, mas devido ao mau tempo a Polícia Marítima não efectuou nenhuma busca – aliás o Instituto Marítimo Portuário haveria de emitir um comunicado a proibir a navegação sobretudo de embarcações de boca aberta.
Até este momento, os três continuam desaparecidos, mas as buscas continuam. Na semana passada, Bremen Cardoso, comandante regional da PN, disse que a polícia vai continuar a patrulha via orla costeira terrestre na ilha da Boa Vista, em coordenação com o Centro Conjunto de Busca e Salvamento (JRCC, a sigla em inglês).
“Fizemos algumas saídas para o mar em condições atmosféricas e marítimas que não eram favoráveis porque a nossa embarcação, que é de pequeno porte, ficou cheio de água e os efectivos tiveram que regressar por causa do mau tempo no mar”, explicara então.
“Infelizmente não avistamos nada. Em matéria de busca não se tem que perder esperança, mas sabemos que quanto mais tempo, se torna cada vez mais difícil de encontrar pessoas no mar”, lamentou.
O JRCC recebeu uma chamada do Delegado Marítimo substituto na ilha da Boa Vista na segunda-feira, 14, que informou sobre o desaparecimento da embarcação de pesca de boca aberta, de nome Stephanie, com três tripulantes a bordo.
Ainda segundo o JRCC, os três pescadores saíram na embarcação Stephanie, do porto de Sal Rei, no domingo, 13, por volta das 21:00, e que até à presente data não chegou ao destino, que seria Palmeira, na ilha do Sal.
O Centro de Busca avançou também que, na quarta-feira, 16, retomaram as buscas com auxílio de uma aeronave LEARJET 45 e com o navio de guarda costeira NP-Djéu, durante o período da manhã e o período de tarde com duração de seis horas de buscas, mas sem sucesso.
Comentários