
As palavras são de Isa Miranda, vice-presidente do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia, ao fazer o balanço das jornadas parlamentares, considerando a primeira sessão deste mês da Assembleia Nacional um momento “fundamental” para demonstrar aos cabo-verdianos o trabalho realizado nas diferentes áreas da governação. “Cumprindo todas essas metas o Governo está preparado para continuar a governar com responsabilidade, sentido de Estado e compromisso com o desenvolvimento do país”, disse a parlamentar eleita por Santiago Norte.
A vice-presidente do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) afirmou nesta terça-feira, 10, que o seu partido acolheu com “satisfação” as propostas submetidas à primeira sessão plenária deste mês por entender ser uma oportunidade para prestar contas ao país e apresentar os resultados da governação.
Isa Miranda, que falava à imprensa para fazer o balanço das jornadas parlamentares, garantiu tratar-se de um momento “fundamental” para demonstrar aos cabo-verdianos o trabalho realizado nas diferentes áreas da governação.
A deputada aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso do MpD em continuar a governar com “estratégia e foco” no desenvolvimento sustentável e preparando, assim, o país para alcançar o patamar de rendimento alto, sublinhando que o objetivo do Governo é ter um país mais resiliente, com uma economia diversificada, empreendedora, inclusiva e socialmente justa.
Políticas ativas de emprego e ecossistema robusto de fomento empresarial
Isa Miranda afirmou que, no domínio da promoção do investimento e fomento empresarial, “os resultados são inequívocos”, apontando que, entre 2015 e 2016, registaram-se apenas nove projetos de investimento, com um valor acumulado de 587 milhões de euros, mas que, no período de 2017 a 2021, foram aprovados 169 projetos, correspondendo a um valor acumulado superior a 4 mil milhões de euros.
Tudo isso, segundo disse a parlamentar eleita por Santiago Norte, resultou da implementação de políticas ativas de emprego e de um ecossistema robusto de fomento empresarial, com instrumentos como a Pró-Empresa, Pró-Garante, Pró-Capital, Casa do Empreendedor e o Banco Jovem Mulher, associadas a incentivos fiscais e financeiros, ao emprego, ao investimento e às micro e pequenas empresas.
Para Isa Miranda, a formação dos recursos humanos, teve também impactos diretos no mercado de trabalho, traduzindo-se num aumento da taxa de emprego em 7,3 porcento (%), de uma redução da taxa de desemprego em 1,3%, que se fixou em 7,5% no primeiro trimestre de 2025, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A deputada do MpD precisou, ainda, que em matéria da modernização do Estado e da administração pública, o Governo promoveu reformas estruturantes, dando como exemplo a aprovação do novo Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR).
Já nas políticas de família, inclusão social e combate à pobreza, Isa Miranda afirmou que a avaliação é “claramente positiva” apontando a implementação do Cadastro Social Único e o aumento do salário mínimo.
MpD quer continuar a governar
“Cumprindo todas essas metas o Governo está preparado para continuar a governar com responsabilidade, sentido de Estado e compromisso com o desenvolvimento do país”, disse Isa Miranda, salientando que o MpD propõe consolidar os ganhos alcançados e projetar Cabo Verde para um novo ciclo de crescimento no período de 2026 a 2031.
C/Inforpress
Foto: GP/MpD
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários
Casimiro Centeio, 10 de Fev de 2026
Na verdade é que esses " abusados" da ventoinha tratam os cabo-verdianos como um bando de otários encurralados num hospício á espera de de veterinários, em vez de psicólogos . Passam a vida gabando a si próprios, do que têm feito, sem ser feito e que ninguém o veja , nem com binóculos ou monóculo , durante 10 anos . Quem elogia a si próprio é um narcisista ignorante! Um bom produto vende-se por si mesmo, não necessita de publicidade .
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.