São Domingos: Autarquia assinala centenário de N’toni Denti D’oro
Cultura

São Domingos: Autarquia assinala centenário de N’toni Denti D’oro

A Câmara Municipal de São Domingos comemora no próximo domingo a passagem dos 100 anos do nascimento de N’toni Denti D’oro, uma figura central da identidade deste município de Santiago, cujo legado permanece vivo nas memórias coletivas, sendo uma das referências maiores da música popular cabo-verdiana, pela dedicação que devotou durante toda a vida ao batuku e ao finaçon, duas expressões culturais da ilha de Santiago.

A Câmara Municipal de São Domingos assinala no próximo domingo, 15, o centenário do nascimento de N’toni Denti D’oro (de seu nome de batismo António Vaz Cabral), figura emblemática da cultura e identidade do município, cujo legado permanece vivo na memória coletiva.

A cerimónia comemorativa do centenário de N’toni Denti D’oro, tem início às 08:00 com uma celebração eucarística em memória do artista. Pelas 09:30 irá ser depositada uma coroa de flores junto ao busto de N’toni Denti, na avenida com o mesmo nome.

A animação cultural acontece pelas 09:40 com a atuação do grupo de “Fidjos N’toni Denti D’oro”, seguindo-se vinte minutos depois a comunicação “Vida, Obra e Influência de N’toni Denti D’oro”.

A animação cultural prossegue da parte da tarde, pelas 15:00, com um desfile de tabanca entre Achada Grande Frente, passando por Várzea e desembocando em Achada Santo António. E, por último, por volta das 16:00, é a vez de Batuku Finkdu na Tereru, também na Avenida N’toni Denti D’oro.

Uma das referências maiores da cultura e da música popular

Falecido em setembro de 2108, aos 92 anos, N’toni Denti D’oro nasceu a 15 de fevereiro de 1926 no concelho de São Domingos, sendo uma das referências maiores da música cabo-verdiana, pela dedicação que devotou durante toda a vida ao batuku e ao finaçon, duas expressões culturais de Santiago, cuja ilha percorreu durante vários animando festas populares.

Eminente tocador de txabeta, Ntoni Denti D’Oro é um nome incontornável da música e da cultura popular de Santiago, cujo nome se perpetuará por várias gerações.

Fotos: DR

 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.