Um grupo de 15 ex-reclusos, toxicodependentes em recuperação e repatriados terminou hoje um curso de hambúrguer artesanal, promovido pela Câmara Municipal da Praia (CMP) sob a proposta do jovem empresário e ex-toxicodependente Kleidir Fortes.
O curso, que esteve enquadrado na política de reinserção da autarquia praiense teve por objectivo preparar esses jovens para o mercado de trabalho, depois de terem passado por situações de vida complicadas.
O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, sublinhou que esta acção de formação é a concretização do espírito de “Praia para todos”.
“Nós estamos a concretizar, de facto, esse espírito de ir buscar aqueles que precisam definitivamente de serem incluídos na sociedade”, sustentou.
No total são 15 formandos, sendo três mulheres e 12 homens, provenientes de três instituições, designadamente, a Direcção-geral dos Serviços Prisionais e de Reinserção Social, da Comunidade Terapêutica Granja de São Filipe e outros que foram buscados pela própria Câmara Municipal.
Francisco Carvalho destaca o espírito de parceria que esteve na base da concretização desta que foi a primeira de um plano de formação em hambúrguer artesanal, que para além da técnica do preparo, teve também uma vertente no sentido de capacitar esses jovens para liderar e transformar.
No final da formação os jovens foram beneficiados com um kit de trabalho composto por materiais essenciais para avançarem com o seu próprio negócio na área de hamburgueria e ter o seu auto-rendimento.
Esses kits foram doados pela Comissão de Coordenação de Combate às Álcool e outras Drogas (CCAD).
Presente na cerimónia de encerramento, a secretária executiva, Zânia Correia e Silva, considerou o curso pertinente, uma vez que vai ajudar na reinserção desses jovens.
A ideia da realização desse curso foi do jovem empresário e ex-toxicodependente, Cleidir Fortes, que também ministrou o curso com o propósito de dar uma mãozinha àqueles que passaram por situações semelhantes às que ele mesmo passou.
“Sou um toxicodependente em recuperação e hoje sou empresário. Fiz o curso de hambúrguer artesanal online e tenho ganhado a minha vida dessa forma. inclusive hoje estou a inaugurar o meu espaço próprio, onde alguns dos beneficiários dessa formação vão trabalhar. E fiz isso porque entendi que se funcionou comigo pode funcionar com eles também”, explicou.
Adelino Varela, ex-recluso e um dos beneficiários, agradeceu a oportunidade de ter agora uma forma de ganhar o seu sustento e para a sua família e fazer face ao estigma que muitos passam ao deixar os serviços prisionais.
“Saí da cadeia faz nove meses e esta é a primeira oportunidade que apareceu e agarrei logo. Já estou com o projecto para iniciar o meu próprio negócio e espero que esse projecto de formação continue para ajudar outros jovens, pois todos ex-reclusos precisam de uma mão para a sua reinserção na sociedade”, realçou.
Os formandos vão passar por um período de acompanhamento e CMP promete realizar outras sessões de formação para beneficiar outros jovens no quadro do espírito “Praia para todos”
Comentários