Cabo Verde retira oito cabo-verdianos do Níger após golpe de Estado
Sociedade

Cabo Verde retira oito cabo-verdianos do Níger após golpe de Estado

O Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional de Cabo Verde (MNECIR) informou hoje em comunicado que tomou medidas para garantir a segurança e evacuação de oito cidadãos cabo-verdianos que se encontravam em Niamey, capital do Níger, durante o recente golpe de Estado protagonizado por membros da Guarda Presidencial.


A situação surgiu enquanto os oito cabo-verdianos participavam da 11ª Reunião dos pontos focais dos 15 Estados membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que também celebrava o 13º aniversário do Centro de Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (ECREEE).

Perante a sublevação armada, o MNECIR informou que prontamente entrou em ação e buscou soluções para garantir a evacuação segura dos cidadãos cabo-verdianos em território nigerino e, em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, que acionou o governo francês, os cabo-verdianos foram incluídos na lista de evacuados, juntamente com outros cidadãos europeus.

Consequentemente, os oito cabo-verdianos foram evacuados do Níger e partiram em direção a Paris, onde serão recebidos pela representação de Cabo Verde em França, que, segundo a mesma fonte, já providenciou toda a logística para a sua chegada.

Lê-se ainda na nota que a Embaixada de Cabo Verde em França, em coordenação com os serviços centrais do MNECIR, está a trabalhar para garantir o regresso dos cidadãos ao seu país de origem no voo da TACV, previsto para amanhã.

No mesmo documento, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde expressou gratidão pela colaboração dos seus departamentos centrais e externos, bem como pelo apoio dos representantes da França, Portugal e da União Europeia em Abuja e Niamey durante o processo de evacuação.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.