• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
TCV nega censura ao PAICV . "Tiveram maior cobertura mediática que MpD e UCID"
Política

TCV nega censura ao PAICV . "Tiveram maior cobertura mediática que MpD e UCID"

A direcção da Televisão de Cabo Verde (TCV) esclareceu esta sexta-feira, 25, em comunicado, que o PAICV foi o partido com maior visibilidade mediática no Jornal da Noite, no período entre 02 de Janeiro e 23 de Agosto deste ano.

Este esclarecimento vem na sequência das afirmações do secretário-geral do PAICV, Julião Varela, que considerou que o seu partido tem sido discriminado pela TCV e que já apresentou uma queixa junto da Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC).

Numa missiva datada de 18 de Agosto e assinada pelo secretário-geral, Julião Varela, a direcção do principal partido da oposição afirmou que a TCV vem restringindo o direito de divulgação da agenda política do PAICV, violando o artigo 9º da Lei da Comunicação Social, que confere a todos a liberdade de divulgar as suas ideias através dos Órgãos de Comunicação Social.

Entretanto, em direito de resposta à notícia publicada esta quinta-feira, 24, pela Inforpress, a televisão pública refuta a acusação do maior partido da oposição, precisando que de 02 de Janeiro a 23 de Agosto deste ano, o PAICV foi objecto de 164 reportagens, directamente relacionadas com as suas actividades políticas.

“Isto corresponde a cerca de 44% do conjunto de peças veiculadas no referido jornal. O MpD contou com 136 reportagens, o que equivale aproximadamente a 36% do total e UCID foi tema de 77 reportagens, correspondendo a cerca de 20% do conjunto”, detalha o comunicado assinado pelo director da TCV, António Teixeira.

“Se existisse efectivamente algum tipo de discriminação no tratamento jornalístico em relação ao PAICV, seria expectável observar uma discrepância mais pronunciada na quantidade de reportagens, possivelmente acompanhada de um enfoque excessivamente negativo”, observa.

Por isso, aponta a mesma fonte, que a distribuição “relativamente equilibrada” das reportagens entre os diferentes partidos demonstra a ausência de inclinação ou preconceitos na cobertura do Jornal da Noite da TCV.

Segundo a direcção da TCV, a abordagem concedida a cada partido está em consonância com a sua representatividade política e as actividades relevantes no período analisado, lembrando que de acordo com os resultados eleitorais de 2021, a exposição conferida a cada partido não parece ser proporcional à sua representatividade política.

“O PAICV, apesar de ter uma cobertura superior, detém uma posição minoritária no parlamento nacional em comparação com o MpD, que possui a maioria”, explica a mesma fonte, sublinhando que com base nos dados apresentados, “não é possível afirmar que exista qualquer forma de discriminação no tratamento jornalístico por parte da televisão pública.

“A análise demonstra que os três principais partidos políticos receberam uma cobertura substancial e relativamente equitativa no Jornal da Noite ao longo do período em análise”, conclui.

Partilhe esta notícia