• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PM vai a São Tomé participar na Cimeira da CPLP e inaugurar Embaixada cabo-verdiana
Política

PM vai a São Tomé participar na Cimeira da CPLP e inaugurar Embaixada cabo-verdiana

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, participa de 25 a 30 do corrente, em São Tomé e Príncipe, na XIV Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

De acordo com um comunicado de imprensa a que à Inforpress teve acesso, o ponto alto da viagem do chefe do Governo será a inauguração, no sábado, 26, da Embaixada de Cabo Verde em São Tomé e Príncipe, incluindo a sua Secção Consular.

“Este passo representa uma clara evolução no serviço consular, uma maior aproximação à nossa significativa comunidade de cabo-verdianos e seus descendentes radicados no país e, acima de tudo, um marco no fortalecimento das relações bilaterais entre ambas as nações”, lê-se no comunicado do Governo.

A participação do primeiro-ministro na XIV Conferência da CPLP acontece no domingo, 27, no Palácio dos Congressos.

Além da sua participação na XIV Conferência da CPLP, o chefe do Governo cumpre uma missão de trabalho em que manterá encontro com o seu homólogo santomense, com o Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe e uma interação com a comunidade cabo-verdiana residente no país, com visitas programadas a diversos distritos.

O primeiro-ministro faz-se acompanhar nesta missão pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares.

O país anfitrião da conferência sucede Angola na presidência rotativa da CPLP para os próximos dois anos, tendo nesta conferência, como pano de fundo para debate a temática “Juventude e sustentabilidade na CPLP”.

Antecedendo a conferência, decorrerão várias reuniões estatutárias, destacando-se os debates sobre a Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP e o impacto ambiental das Alterações Climáticas, tendo em vista o contexto político-económico global.

A CPLP, fundada a 17 de julho de 1996 em Lisboa, tem sido um pilar de cooperação e concertação político-diplomática entre os seus Estados-Membros (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), promovendo o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus integrantes.

Partilhe esta notícia