• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Orlando Dias inicia ofensiva para destronar Ulisses
Política

Orlando Dias inicia ofensiva para destronar Ulisses

Orlando Dias, pré-candidato à liderança do MpD, arranca este domingo, 8, uma ronda de encontros com militantes do partido na ilha de Santiago.

Dias, que é deputado do MpD pelo circulo da África, começa os seus encontros pelas 11 horas em São Lourenço dos Órgãos, encontro esse que acontecerá no Liceu Luciano Garcia.

Às 15 horas o pré-candidato vai falar com militantes ventoinhas de Santa Cruz, a ter lugar no Liceu de Pedra Badejo.

Com o slogan “Resgatar o MpD, Devolver o Partido aos Militantes”, Orlando Dias inicia assim a sua ofensiva para chegar à liderança do MpD na Convenção do partido, agendada para 2023.

Orlando Dias começa a atacar em Santiago, alargando depois a sua ronda de conversas com os militantes dessa força política em todos os municípios de Cabo Verde e à Diáspora.

Recorde-se que o militante e deputado nacional do MpD, Orlando Dias, manifestou em Janeiro deste ano, em carta dirigida ao presidente do partido, Ulisses Correia e Silva, a sua intenção de assumir a direcção daquela força partidária em 2023.

Na carta, Dias escreve que fez “análises cuidadosas” do País e do desempenho do MpD sob a liderança de Ulisses Correia e Silva, que tem exercido o poder de 2016 a esta parte, e que chegou à conclusão de que “há quem disponha de ideias completamente diferentes e, de todo, servidoras” para a condução do partido.

“De facto, o MpD não consegue, nos anos decorrentes de 2016, atingir uma organização multiplicadora da renovação de energias sociais, nacionais. ‘In fini’, o papel do MPD tem de ser vertido para impulsionar uma envolvente vontade colectiva, apoiando-se na maior “economia de forças” pelo País”, acrescentou.

Orlando Dias afirmou ainda que há uma fronteira de novos ideais, bem como de novos interesses a serem desencadeados, bem interligados com o contexto de moderna organização e funcionamento do partido, a par de consequente cultura de desempenhos por que passa, ou deve passar, o sistema da comunidade nacional, em linha com “positiva e contagiante indução”.

“Venho, com a devida consideração, apresentar, junto de si (…) a minha declaração de intenções à liderança do Movimento para a Democracia, em Convenção ordinária a acontecer, aproximadamente, em meados de 2023, isto enquanto militante com todas as capacidades orgânicas e estatutárias para assim agir”, declarou.

“Não podemos desperdiçar o tempo e suas circunstâncias em desentendimentos internos, porque o substrato de fundo é, e tão só, o de preparar o partido para o próximo ciclo político que tem pela frente, com a magna reunião em Convenção dos militantes, em 2023. Pensamos, sem nenhum subterfúgio, que todo o tempo será tempo de unir e de construir pontes para um novo futuro de Cabo Verde”, frisou.

“Creia que venceremos, todos, porque a nossa causa é justa: Realizar, Crescer e Modernizar, num processo de compromissos intergeracional, para que Cabo Verde siga em frente e defronte os desafios do futuro com o preparo estratégico essencial. Em que todos terão uma participação activa, directa e os cabo-verdianos beneficiarão de todas as subsequentes oportunidades”, escrevera então.

Partilhe esta notícia