...já que falamos de como contratar água, é importante referir a importância que existe em poupar este recurso. Sabemos que economizar é um dos principais objetivos dos maioria dos cidadão. Os tempos são um pouco difíceis, sendo que com a pandemia e a guerra na Ucrânia, fez disparar os preços em muitos países, afetando a muitas pessoas. Por isso, quanto maior for as nossas poupanças, mais fácil será lidar com imprevistos. Nunca é demais saber como poupar, e se isto se aplica aos serviços básicos da casa, melhor ainda. No artigo de hoje, daremos algumas dicas para poupar água em casa, evitando que as contas sejam demasiado altas e ainda ajudem o meio ambiente.
Sabemos que quando se muda de casa, é necessário contratar os serviços básicos essenciais, tais como a energia elétrica, o gás e a água. No entanto, quando mudamos de país, podem existir formas de contratação dos serviços muito diferentes daquelas a que estamos habituados. Nunca é demais ter informações atualizadas sobre os procedimentos que existem fora dos nossos horizontes.
Ano após ano, são muitos os cabo-verdianos que se mudam para Portugal para começar uma nova vida. Por questões profissionais, familiares ou económicas, a comunidade Cabo Verdiana em Portugal é cada vez maior, e por essa razão, se pensa em emigrar para Portugal ou se já está instalado, com o artigo de hoje, saiba como pode contratar água para a sua casa.
Fazer um contrato de água em Portugal
Realizar um contrato de água em Portugal, é relativamente fácil. É importante saber que o fornecimento de água é garantido pelos diferentes municípios, ou seja, o fornecimento de água no município de Lisboa, não é feito pelo mesmo fornecedor no Porto.
Portanto, quando já sabe para onde vai viver, deve saber a que município pertence e fazer a contratação do serviço de água.
Ao entrar em contacto com o seu município para realizar o contrato, deve apresentar o seu documento de identificação (em Portugal é o cartão de cidadão), e ainda o contrato de arrendamento que mencione que vai ser o ocupante do imóvel.
Saiba ainda que em Portugal pode usufruir do apoio de uma empresa especializada na contratação dos serviços de eletricidade, gás, água e telecomunicações, como é o caso da Selectra Portugal, que através do telefone e gratuitamente, pode ajudar a resolver as suas questões sobre a contratação dos serviços e na comparação de tarifas.
Embora o pedido de contratação não demore muito até ser concluído, é sempre importante que faça a contratação 15 dias antes para que não corra o risco de não ter o serviço instalado a tempo.
Tarifa Social de água
Tal como no setor energético, o setor da água em Portugal também disponibiliza um apoio que consiste na redução do valor da fatura, através da tarifa social de água, a consumidores com menos recursos financeiros. No entanto, o apoio na conta de água não está disponível em todos os municípios. No entanto, além do desconto social, deve confirmar junto do seu município se existem outros tipos de apoios que possa beneficiar.
A importância de se poupar água em casa
E já que falamos de como contratar água, é importante referir a importância que existe em poupar este recurso. Sabemos que economizar é um dos principais objetivos dos maioria dos cidadão. Os tempos são um pouco difíceis, sendo que com a pandemia e a guerra na Ucrânia, fez disparar os preços em muitos países, afetando a muitas pessoas. Por isso, quanto maior for as nossas poupanças, mais fácil será lidar com imprevistos. Nunca é demais saber como poupar, e se isto se aplica aos serviços básicos da casa, melhor ainda. No artigo de hoje, daremos algumas dicas para poupar água em casa, evitando que as contas sejam demasiado altas e ainda ajudem o meio ambiente.
Para atingir nosso objetivo da forma mais eficiente possível, vamos dividir as dicas de acordo com as divisões da casa, já que economizar água na cozinha não é o mesmo que economizar água no jardim, por exemplo.
Dicas para economizar água na cozinha
● Deixe correr a água da torneira apenas para enxaguar a louça e feche a torneira enquanto a ensaboa.
● Evite que as torneiras pinguem quando não as usar
● Use a máquina de lavar louça apenas quando estiver completamente cheia e usando um programa de economia de água.
● Lave frutas e legumes em um recipiente e não em uma torneira aberta. Para descongelar os alimentos, pode fazer o mesmo.
● Use a água do ponto anterior para regar as plantas.
● Mergulhe as panelas e frigideiras por alguns minutos antes de esfregar para evitar o desperdício de água.
Dicas para economizar água no banheiro
● Feche a torneira enquanto se barbeia ou escova os dentes
● Desligue o chuveiro enquanto lava o cabelo.
● Tome um duche em vez de um banho e não gaste muito tempo no chuveiro. Se possível, reduza a duração em alguns minutos.
● Verifique se o autoclismo não tem fugas de água.
● Deite o papel higiênico na lixeira e não na sanita, evitando assim o uso desnecessário do mesmo.
● Instale redutores de fluxo nas torneiras, pois é uma forma de reduzir a quantidade de água que sai.
Dicas para economizar água no jardim
● Regue as plantas pela manhã ou à noite, evitando as horas de maior evaporação da água.
● Verifique se há fugas em torneiras, mangueiras, bombas de água... Estando no jardim é fácil não percebermos se há uma avaria.
● Use uma vassoura em vez de uma mangueira para limpar e varrer as folhas.
● Regue à mão pequenas áreas.
Mantenha limpos a vegetação e os arbustos, especialmente em áreas inclinadas que são mais difíceis de regar.
Como você pode ver, com essas dicas para economizar água, conseguir é muito mais fácil do que parece. Simplesmente temos que nos deixar levar pelo nosso bom senso. Asseguramos-lhe que se seguir estas dicas à risca, conseguirá reduzir pela metade o consumo de água da sua casa, o que será apreciado tanto pelo seu bolso como pelo ambiente.
Comentários