• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
José Freitas. “Candidatura independente? Todos os cenários estão sobre a mesa”
Política

José Freitas. “Candidatura independente? Todos os cenários estão sobre a mesa”

O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau terá perdido o apoio do MpD para a sua recandidatura, devendo o partido apostar no seu coordenador local, Névio Araújo, conforme discutido na CPN de sábado passado. Mas José Freitas diz-se tranquilo. “Oficialmente não fui informado nada, mas já estou por dentro”, diz, admitindo uma candidatura independente como um cenário real. Na Ribeira Brava, maior município da ilha, o MpD estará indeciso, entre o edil José Martins e Alírio Cabral Gomes. “A Comissão Política não irá tomar uma decisão que defraudará a expectativa dos munícipes”, confia Martins.

A reunião da Comissão Política Nacional do MpD do passado sábado, que confirmou 85% dos candidatos autárquicos 2024, começa a provocar erosões aqui e ali. Depois de Milton Paiva e Filomeno Borges admitirem existir um projecto entre si para uma candidatura independente conjunta no concelho de São Domingos caso o partido mantiver a aposta em Hipólito Gonçalves, vieram ecos de Assomada dando conta de que um grupo se prepara para apoiar uma candidatura independente da actual autarca Jassira Monteiro, já que preterida pelo MpD que deverá avançar com o vereador para a Economia Local, Jacinto Horta, como cabeça-de-lista para a Câmara Municipal de Santa Catarina.

Jassira Monteiro, única mulher a liderar uma câmara no país, ainda não recebeu nenhuma notificação oficial do partido e ela já disse que só vai falar à imprensa após essa comunicação formal, que apanhou-a de surpresa.

Mesmo espanto terá tido José Freitas, presidente da CM do Tarrafal de São Nicolau, quando soube por fontes não oficiais de que o MpD decidiu apostar noutro candidato para as autárquicas deste ano nesse concelho. Uma dessas fontes foi Santiago Magazine, que anunciou a escolha do coordenador local do partido ventoinha, Névio Araújo, para encabeçar a lista para a Câmara Municipal, retirando apoio a Freitas, que, curiosamente, é o presidente da Associação dos Autarcas do MpD.

“Oficialmente, ainda não fui informado de nada. Mas já estava por dentro. Fui sendo informado, mas sem nada oficial, que as sondagens deram isso e tal, mas nada formal”, contou o autarca em conversa com Santiago Magazine.

Segundo José Freitas, o MpD ainda vai a tempo de reflectir melhor e rever a sua posição quanto ao candidato autárquico para Tarrafal de São Nicolau. “Penso que o partido está ainda a tempo de reflectir e mudar, se a intenção não é perder a Câmara. Acho que o partido irá ponderar bem e decidir”.

O político saniculauense, que é também dirigente do MpD, diz que tem estado a receber inúmeras chamadas de munícipes e pessoas de várias partes a manifestarem o seu apoio, inclusive para concorrer como independente. “Recebo chamadas a toda a hora, pessoas a manifestarem inclusive apoio financeiro para eu me candidatar como independente se o partido optar por escolher outra pessoa, mas ainda não posso assumir porque não tenho nada formalizado por parte do MpD. Mas todos os cenários estão sobre a mesa, também uma candidatura independente”, assume, por fim, mas ressalvando que tudo dependerá da posição que o seu partido vier tomar em relação às eleições municipais. Ou seja, se aposta nele ou no coordenador local, Névio Araújo.

“O partido terá de ponderar, eu também tenho de ponderar. Porque a população está comigo, há trabalho feito e que está por fazer, há manifestações claras de apoio à minha pessoa... enfim, tudo está em aberto. Até porque continuo disponível para o meu partido, participei das sondagens para a escolha do candidato, logo mostrei toda a minha disponibilidade”.

"Os munícipes é que se surpreenderam"

Na vizinha Ribeira Brava, município-sede da ilha de São Nicolau, o presidente da Câmara, José Martins, também está apreensivo, sem o admitir ou deixar transparecer. Isto porque esse concelho é um dos quatro (juntamente com Ribeira Grande de Santo Antão, Santa Catarina de Santiago  e Santa Catarina do Fogo) onde a Comissão Política não conseguiu definir ainda o candidato. É que existe uma corrente que apoia Alírio Cabral Gomes, coordenador local do MpD, e que alimenta uma briga de protagonismo que já respinga na escolha do candidato para a CM. Fontes deste diário digital apontam, por isso, que "a disputa é mais acima, a nível das bases Zeca goza de todo o favoritismo".

Martins, que vai no primeiro mandato, afirma que quem ficou surpreendido com esta indecisão do MpD para o apoiar foi a população. “Os munícipes e os cabo-verdianos é que ficaram surpresos, não esperavam isso. Temos um município que está a mudar, com projectos feitos e projectos em carteira...”, indica.

Entretanto, José ‘Zeca’ Martins não pensa concorrer como independente se perder o apoio do MpD. “Não pensei nisso, não cogitei sequer essa hipótese. Porque não tenho conhecimento de que não irei me candidatar na lista do MpD. Oficialmente não fui informado de nada. E quero crer que a Comissão Política Nacional não tomará nenhuma decisão que irá defraudar as expectativas dos munícipes”, rematou o autarca em declarações ao Santiago Magazine.

 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine