Francisco Carvalho: “Cabo Verde merece muito mais do que a estagnação que hoje enfrentamos em todo o país”
Política

Francisco Carvalho: “Cabo Verde merece muito mais do que a estagnação que hoje enfrentamos em todo o país”

Em São Vicente, na noite de ontem, o líder do PAICV disse acreditar que “Cabo Verde pode recuperar o rumo e voltar a ser referência de democracia e progresso”, e que “com desenvolvimento, dignidade, oportunidades e união de forças” o país pode “recuperar o rumo”. Foi o primeiro exercício de aquecimento na rua de Francisco Carvalho, rumo às legislativas de 2026.

Pela primeira vez num comício de rua, desde que foi eleito presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Francisco Carvalho enfrentou o primeiro exercício de aquecimento na maratona que irá desembocar nas eleições legislativas do próximo ano. Aconteceu nesta sexta-feira, 21, em São Vicente, juntando à volta de um milhar de militantes e simpatizantes.

Considerando tratar-se de “um momento de celebração da força e da criatividade do povo de São Vicente”, o líder do PAICV diz ter sentido em cada rosto “uma energia que contagia”, lembrando que a ilha ocupa um lugar especial no “coração” de Cabo Verde.

“São Vicente é grande pela sua história, pelo seu povo e merece muito mais do que a estagnação que hoje enfrentamos em todo o país. Mesmo diante das dificuldades, o povo sanvicentino mostrou, como sempre, resiliência e coragem, especialmente após as fortes chuvas que tanto afetaram a ilha”, disse Francisco Carvalho.

Para o líder do PAICV, “é com esse mesmo espírito que precisamos de construir o futuro, com desenvolvimento, dignidade, oportunidades e união de forças”. Nesse registo, Francisco Carvalho disse acreditar que “Cabo Verde pode recuperar o rumo e voltar a ser referência de democracia e progresso”, sendo que São Vicente é “fundamental” nesse caminho.

Francisco Carvalho em Santo Antão, para “tomar pulso” à situação da ilha

O líder do PAICV vai estar neste domingo, 23, na ilha de Santo Antão para “tomar pulso” à situação económica e social, mas também para manter contactos e participar num encontro com militantes no Porto Novo.

A visita começa pelo norte da ilha, nas cidades da Ribeira Grande e de Ponta do Sol, com paragem seguinte na cidade das Pombas, no Município do Paul, onde passará pela localidade de Janela para contactos diretos com a população.

Mas, o ponto alto da deslocação a Santo Antão acontece no Porto Novo, onde Francisco Carvalho terá encontros com a Comissão Política Regional e com militantes do partido, sendo que este último está agendado para as 16:00, no Hotel Santo Antão Art Resort.

Para além de tomar contacto com a situação da ilha, o líder do PAICV quer “impulsionar as estruturas locais” do partido no caminho para as eleições do próximo ano. Um impulso que pretende ampliar a todo o arquipélago e à diáspora.

C/Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.