• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
“Estou firme e concentrado, ninguém me desvia do meu trabalho”, avisa Presidente da Assembleia Nacional
Política

“Estou firme e concentrado, ninguém me desvia do meu trabalho”, avisa Presidente da Assembleia Nacional

O presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, disse hoje no parlamento estar “firme e concentrado” na sua função e que ninguém o desvia do seu trabalho, de prestar uma boa presidência à Casa Parlamentar, “doa a quem doer”.

Trata-se de um aviso feito com “toda a firmeza”, a “um grupo de deputados que se enrijem em especialista em avaliar o trabalho do presidente da Assembleia Nacional, que se ralham, resmungam e etc.… quando o presidente da Assembleia Nacional passa a palavra a qualquer deputado”.

“Eu não me importo com esses deputados. Eu faço o meu trabalho, com base no Regimento e na Constituição da República, estou ciente e consciente do meu papel. Eu não posso passar a palavra aos deputados em função do interesse dos deputados”, disse.

Austelino Correia disse ainda que passa a palavra aos deputados em função do Regimento da Assembleia Nacional, reconhecendo ser “claro” que o Regimento, em muitos aspectos, deixa, de facto, algumas lacunas que complicam a cabeça ao presidente da Assembleia Nacional fazer esse juízo para passar a palavra.

“Mas quando um deputado diz uma palavra e um outro deputado diz que se sentiu ofendido, o presidente tem que lhe passar a palavra. Eu estou firme e concentrado, ninguém me desvia do meu trabalho, de prestar uma boa presidência à Assembleia Nacional, doa a quem doer. Esta é a minha função”, acrescentou.

Austelino Correia pontuou ainda que não está ali para tachos, mas sim para um trabalho ao nível da Assembleia Nacional, que é o segundo órgão de soberania de Cabo Verde, e para o povo cabo-verdiano, que, segundo disse, “precisa de um bom parlamento e de um presidente imparcial”.

“Podem fazer o que bem entenderem, eu mantenho essa posição até ao fim da presente legislatura e peço a Deus todos os dias para me ajudar a manter esta posição, com muita calma, com muita serenidade, com muita tranquilidade. Não tenho nenhum outro interesse que não seja prestar um bom trabalho à Casa Parlamentar cabo-verdiana, para que os debates possam fluir de forma tranquila, serena, para que os cabo-verdianos possam ganhar com os trabalhos que nós fazemos aqui na Assembleia Nacional”, concluiu.

Num outro momento, Austelino Correia já havia dito que, embora pertence a um partido político, consegue despir a camisola no exercício das funções de presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde.

Partilhe esta notícia