• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Eleições MpD. Primeiros resultados dão vitória expressiva a Ulisses e candidatura de Orlando Dias fala em “esquema de fraude”
Política

Eleições MpD. Primeiros resultados dão vitória expressiva a Ulisses e candidatura de Orlando Dias fala em “esquema de fraude”

Os primeiros resultados das eleições internas no MpD deste Domingo apontam para uma vitória expressiva de Ulisses Correia e Silva com mais de 90%. Resultado que não agrada a candidatura de Orlando Dias que, aliás, fala em “esquema de fraude” e que a abstenção verificada manifesta o descontentamento dos militantes com a actual liderança..

“Como já havíamos denunciado, está montado um esquema para fraudar as eleições para Presidente do MpD”, escreveu Orlando Dias na sua página oficial de candidatura no Facebook na legenda de um vídeo que foi, segundo disse, registado em Eugénio Lima, cidade da Praia.

“Propaganda de Ulisses e 13 votos metidos na urna antes da abertura da Mesa de Voto. Em Matinho, Santa Cruz, também descarregaram votos antes da abertura da Mesa de Voto. Em Ribeira Grande (Cidade Velha), o delegado do GAPE recusou os delegados indicados pela candidatura de Orlando Dias. Ao que prevemos, isto estará a acontecer em todo o País e na Diáspora. Isto tem alguma coisa a ver com um Partido Democrático? É assim que pretendem ganhar as eleições?”, denunciou.

Ainda esta noite, em conferência de imprensa para reagir aos resultados provisórios afirmou que Ulisses Correia e Silva teve uma vitória aritmética, mas que, no entanto, o vencedor dessas eleições é a abstenção.

Segundo disse, “o esquema montado funcionou muito bem”, e ao fim de dez anos à frente do MpD e a meio do segundo mandato enquanto primeiro-ministro de Cabo Verde, “Ulisses Correia de Silva sai  fragilizado dessas eleições”, com uma parte significativa do partido a não se rever na sua liderança.

“O resultado eleitoral, embora tenha ficado muito aquém do que esperávamos, traduz-se numa manifestação clara de pujança, de força e do futuro das ideias que corporizamos”, defendeu, sublinhando o reforço e a necessidade de continuar a intervir e a lutar para devolver o MpD aos militantes.

Entretanto, ao que parece, Ulisses Correia e Silva foi legitimado pelos cerca de 10 mil militantes, num universo de quase 30 mil, que foram às urnas para lideram o partido nos próximos cinco anos. Fala-se num resultado superior a 90%.

Reagindo a partir da cidade da Praia, Ulisses Correa e Silva falou em "uma grande vitória do MpD, porque os militantes compreenderam bem o que estava em jogo”.

Segundo disse, os militantes legitimaram aquilo que é também o “grande compromisso” de continuar a ter um MpD como “partido vencedor”.

Quanto a alegadas acusações de irregularidades por parte de Orlando Dias, Ulisses refutou-as dizendo que o Gabinete de Apoio ao Processo Eleitoral (GAPE) "funciona" e que o MpD é "uma instituição credível".

"As pessoas devem respeitar os resultados. Acho que a diferença é abismal. Não se pode vir com desculpas deste tipo que acabam sempre por atingir a instituição e nós não queremos que o MpD seja atingido com este tipo de declarações", concluiu.

 

Partilhe esta notícia