• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
"É bom candidato a PR, tem requisitos e perfil adequado". Ulisses quer decisão "não demorada" do partido sobre candidatura de Veiga
Política

"É bom candidato a PR, tem requisitos e perfil adequado". Ulisses quer decisão "não demorada" do partido sobre candidatura de Veiga

O presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, acha que Carlos Veiga é um “bom candidato” às eleições presidenciais deste ano, mas declarou que a decisão quanto ao seu apoio vai ser tomada nos órgãos próprios.

“O Dr. Carlos Veiga é um bom candidato a Presidente da República, tem os requisitos e o perfil adequado ao bom guardião da constituição, experiência política, engajamento, mas é claro que o MpD e os seus órgãos próprios, a Comissão Política e Direcção Nacional irão definir as orientações e dar uma resposta, que não seja muito demorada a esta pretensão do Dr Carlos Veiga”, disse.

Carlos Veiga, antigo primeiro-ministro e fundador e ex-presidente do MpD, assumiu na terça-feira, 12, que é candidato às próximas eleições presidenciais, com ou sem o apoio do MpD. Essa sua pretensão sai um tanto ou quanto beliscada agora com a polémica envolvendo o português Caesar dePaço, um apoiante financiador de um partido de extrema-direita, que foi nomeado cônsul de Cabo Verde na Florida por indicação do próprio Veiga, que, em reacção à queda de Luis Filipe Tavares do MNED e as ondas de choque que o caso vem provocando, afirmou não ver problema nenhum em dePaço ser financiador do partido Chega, defendendo a sua continuidade como diplomata por Cabo verde.

Seja como for, esta vai ser a terceira vez que Carlos Veiga concorre às eleições presidenciais, depois de em 2001 e 2006 ter sido derrotado pelo antigo presidente Pedro Pires.

Também na ala do MpD o actual deputado eleito pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, Hélio Sanches, apoiado por um grupo de cidadãos denominado de MACHS, declarou que vai ser candidato às eleições presidenciais.

De recordar que o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, marcou as eleições legislativas para 18 de Abril e as presidenciais para 17 de Outubro.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação