
Astrigilda Silveira é a nova reitora da Universidade de Cabo Verde. A professora do polo do Mindelo da universidade pública conquistou 50,65% dos votos, batendo no sufrágio o professor do polo da Praia Crisanto Barros (46,63%) e ditando o resultado, ainda provisório, mas irreversível, da segunda volta das eleições realizada ontem.
O resultado para reitor da Universidade de Cabo Verde, realizadas esta sexta-feira, 13, ditaram um rosto de mulher como vencedora, passando Astrigilda Silveira, professora do polo do Mindelo, a ser a nova reitora da universidade pública, com 50,65 porcento (%) dos sufrágios apurados. Crisanto Barros, professor no Polo da Praia, quedou-se pelos 46,63% dos votos.
A segunda volta das eleições aconteceu em quatro círculos eleitorais, correspondentes a cada polo da Uni-CV (Praia, Mindelo, Santa Catarina de Santiago e São Filipe) e, apesar de os resultados serem provisórios por altura do anúncio do resultado pela Comissão Eleitoral, a vitória de Astrigilda Silveira é irreversível.
Em declarações à imprensa, a nova reitora da Uni-CV disse contar “com a comunidade académica”, que pretende “unida e reconciliada”, garantindo ir “trabalhar em prol de Cabo Verde” e salientando que o lema da sua candidatura foi “unir e transformar”.
Envolvendo a totalidade da comunidade académica, o método de realização das eleições tem vindo a ser contestado por setores da Uni-CV, que enfatizam o caráter “pouco democrático” do sufrágio, já que os eleitores não têm todos a mesma importância decisiva, com 60% dos votos dos professores a determinar o resultado das eleições, ficando-se apenas por 20% os votos dos trabalhadores e outros 20% dos estudantes.
Na primeira volta das eleições, que aconteceram a 28 de janeiro, ficaram pelo caminho Lourdes Gonçalves, Odair Varela, João Cardoso, Jorge Tavares e Felisberto Mendes.
Uma matemática à frente da Uni-CV
Astrigilda Pires Rocha Silveira é Professora Auxiliar da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), instituição onde exerce funções docentes e de investigação desde 2000, primeiro no Instituto Superior de Educação e, posteriormente, na universidade pública, na sequência da sua constituição formal.
É licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil, 2000), mestre (2008) e doutorada em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro (Portugal, 2015), tendo concluído pós-doutoramento em Educação Matemática (2023) no inED (Centro de Investigação e Inovação em Educação) do Politécnico do Porto.
Na gestão universitária, desempenhou funções estratégicas de relevo como Vice-Reitora nos polos II (Mindelo) e III (Cruz Grande), substituta da Reitora no Polo I (Praia), Diretora dos Serviços Académicos da Uni-CV, Coordenadora Técnica dos Serviços Técnicos, e Diretora de Formação e Qualificação de Quadros no Ministério da Educação (2007–2009), onde articulou programas de cooperação com embaixadas e organismos multilaterais para alocação de bolsas no exterior.
Desde 2017, é Diretora do Instituto GeoGebra da Uni-CV, cargo no qual tem liderado a certificação de formadores em Cabo Verde, Moçambique e Angola, e contribuído para a integração oficial do GeoGebra nos programas nacionais de Matemática do ensino Básico e Secundário. É investigadora responsável em 4 projetos e participante em 6 projetos nacionais e internacionais, com foco em Educação Matemática, Tecnologias Digitais e Educação STEAM, destacando-se a sua integração na rede internacional ELEVATE-WISE – projeto dedicado ao empoderamento de mulheres em STEM.
É autora de edição de um número da Revista, autora de um livro e de um capítulo de livro, autora e coautora de vários artigos em revistas/jornais especializadas, com publicações em coautoria internacional sobre abordagens STEAM e uso do GeoGebra na formação de professores (ex.: Challenges in STEAM Education in Cape Verde, Springer, 2025; Sensos-e, 2022).
Orienta trabalhos de fim de curso e dissertações de mestrado, e integra júris de licenciatura, mestrado e doutoramento. Foi distinguida com o Certificado de Mérito pela Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Pedagógica de Maputo (Moçambique, 2023), reconhecida como Formadora GeoGebra de Nível III pelo Instituto GeoGebra Internacional (2017), e agraciada com o título de Amigo da Marinha do Brasil (2020) pela Embaixada do Brasil em Cabo Verde.
Recebeu, ainda, Menção Honrosa pela sua licenciatura em Matemática (PUCRS, 1998). A sua trajetória combina rigor académico, intervenção crítica no campo da educação e compromisso institucional com a transformação da universidade pública, ancorada na justiça cognitiva, na inclusão de género nas áreas científicas e na valorização dos saberes locais, como fundamento da inovação pedagógica.
Biografia Académica: Ciência Vitae
Foto: Facebook/ Astrigilda Silveira
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários