
O democrata Zohran Mamdani tomou posse no primeiro dia do ano. O mayor de Nova Iorque disse que a cidade vai ser "exemplo para o mundo" e provar que a esquerda é capaz de governar a maior concentração urbana dos Estados Unidos da América, deixando um recado claro à navegação: "Fui eleito como um socialista democrático e governarei como um socialista democrático”.
O democrata Zohran Mamdani tomou posse nesta quinta-feira, 01, como mayor (presidente da câmara) de Nova Iorque, afirmando que a cidade vai ser "exemplo para o mundo". Em seu discurso de posse, Mamdani prometeu mostrar que a esquerda é capaz de governar.
Zohran Mamdani, eleito pelo Partido Democrata, regista algumas curiosidades: é o mais novo mayor alguma vez eleito (tem 34 anos), o primeiro muçulmano a ser eleito nesse cargo e, ainda, o primeiro de ascendência sul-asiática e o primeiro a ter nascido em África.
Milhares de pessoas desafiaram, esta quinta-feira, o intenso frio da maior cidade dos Estados Unidos da América (EUA) para comemorar a posse do socialista, praticamente um desconhecido um ano atrás, quando anunciou a sua candidatura apoiada pela ala esquerda do Partido Democrata.
"Muitos vão estar observando. Querem saber se a esquerda pode governar. Querem saber se os problemas que os afligem podem ser resolvidos", disse Mamdani do lado de fora do imponente edifício da Câmara Municipal, adiantando que vai governar como um socialista.
"Fui eleito como um socialista democrático e governarei como um socialista democrático”, disse o novo mayor de Nova Iorque perante os aplausos da multidão.
“Um exemplo para o mundo”
Creche universal, arrendamentos acessíveis e serviço gratuito de autocarros, foram as garantias dadas nas eleições e agora reiteradas por Mamdani. "Responderemos a todos os nova-iorquinos, não a qualquer bilionário ou oligarca que pense que pode comprar nossa democracia", disse.
Um recado ficou, ainda, claro: "Faremos algo que os nova-iorquinos fazem melhor do que qualquer outra pessoa: seremos um exemplo para o mundo", acrescentou o mayor, que não deixou de lado um dos principais temas da sua campanha: o custo de vida, reiterando que o seu governo local vai ajudar os que foram "traídos pela ordem estabelecida".
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários