Teodoro Tavares é o novo bispo católico de Santiago
Em Foco

Teodoro Tavares é o novo bispo católico de Santiago

O Papa Leão XIV nomeou o missionário espiritano em substituição de Arlindo Furtado, que apresentou a sua renúncia por atingir o limite de idade. Até agora bispo da Diocese de Ponta de Pedras, no Estado do Pará, Brasil, o novo bispo da Diocese de Santiago toma posse a 03 de maio. 

O Papa Leão XIV, acabou de nomear Teodoro Mendes Tavares, um missionário espiritano, como novo bispo da Igreja Católica da Diocese de Santiago, sucedendo ao cardeal Arlindo Furtado, que apresentou a sua renúncia por atingir o limite de idade (75 anos), conforme é fixado pelo Código de Direito Canónico.

Até agora Bispo da Diocese de Ponta de Pedras, no Estado do Pará, no Brasil, Teodoro Tavares nasceu em 07 de janeiro de 1964, na Ilha de Santiago e, em 1984, aos vinte anos, ingressou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo, tendo feito sua profissão religiosa em 1986.

Sua ordenação presbiteral aconteceu em 11 de junho de 1993 e, em novembro de 1994, foi enviado como missionário ao Brasil, para trabalhar em Tefé, no Amazonas. O então padre Teodoro trabalhou por 16 anos nesta localidade, tendo exercido várias funções durante esse período.

Ascensão meteórica na Igreja Católica

Nomeado pelo Papa Bento XVI bispo auxiliar da arquidiocese de Belém do Pará, a 16 de fevereiro de 2011, foi ordenado bispo no dia 08 de maio do mesmo, na Ilha de Santiago. E, em de 10 de junho de 2015, o Papa Francisco, o nomeou bispo coadjutor de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, no Pará. Em 23 de setembro de 2015, o Papa Francisco, o nomeou bispo diocesano de Ponta de Pedras.

Em 1995, Teodoro Tavares obteve o título de mestre em Ecumenismo pelo Trinity College, em Dublin, Irlanda. Foi bispo referencial para o Ecumenismo, professor de Ecumenismo e Diálogo inter-religioso, além de responsável pela Pastoral Ecuménica da arquidiocese de Belém e da Pastoral das Comunidades Ribeirinhas. A 03 de julho de 2025, o Papa Leão XIV nomeou-o membro do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso do Vaticano. O agora Bispo de Santiago possui, ainda, pós-graduação em Desenvolvimento, com especialização em Estudos Franceses Modernos.

A tomada de posse do novo bispo está prevista para o dia 03 de maio. Até lá o cardeal Arlindo Furtado continuará a assegurar a governação pastoral da Diocese de Santiago na qualidade de Administrador Apostólico.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.