• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
VBG e juventude em debate na II Semana de Reflexão sobre Violência Baseada no Género
Sociedade

VBG e juventude em debate na II Semana de Reflexão sobre Violência Baseada no Género

A Violência Baseada no Género (VBG) em tempos de pandemia e a geração e igualdade, juventude e o combate à VBG são alguns dos temas em debate na II Semana de Reflexão sobre a VBG que arranca esta sexta-feira, 15.

O evento, organizado pela Associação Cabo-verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG), com o alto patrocínio do Presidente da República, decorre nos dias 15, 18 e 22, com recurso a plataforma Zoom e Facebook.

Em declarações à Inforpress, a presidente da ACLCVBG, Vicenta Fernandes, disse que uma das recomendações da primeira semana, que teve lugar em 2019, é a realização do evento anualmente e, por isso, mesmo nesta fase da pandemia da covid-19, resolveram realiza-la via ‘online’ porque a ideia é assinalar sempre o Dia Internacional da Família, que se celebra no dia 15 de Maio.

Este ano, tendo em conta o lema das Nações Unidas “geração e Igualdade” o foco será na juventude, informou.

O objectivo da associação, sublinhou, é concentrar na prevenção, e quando se fala da prevenção o foco são nos jovens, pois eles é que são o futuro para uma sociedade e um mundo melhor e com igualdade.

“Nesta semana, os debates em torno da juventude, a VBG e os desafios do futuro terão lugar primordial, pois pretendemos discutir junto desta geração que vive num contexto de mais igualdade, mas que depara com desafios importantes”, explicou.

À semelhança da primeira semana, a ACLCVBG vai continuar a partilhar com a sociedade e reflectir junto dos decisores e activistas as questões relacionadas com a VBG.

Sendo assim, no dia 15, estará sob a mesa o tema “VBG em tempos de pandemia”, cuja apresentação estará a cargo da presidente da ACLCVBG, Vicenta Fernandes, das especialistas de género Carla Carvalho e Adélsia Almeida e da representante da Asociasión Stop Violencies de Andorra, Vanessa Mendoza.

No dia 18, o tema centra-se em “Geração Igualdade- Juventude e o combate à VBG”, a ser dirigido por representantes da Verdefam, Associação juvenil local e pela Coach Internacional Sandra Correia.

“VBG: onde estamos e para onde vamos” é o último tema que será analisado no dia 22 pelas especialistas de género Dionara Anjos e Damaris Lopes.

O evento conta com o alto patrocíno da Presidência da República.

Com Inforpress.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação